VÍDEO: adolescentes recebem reservistas para guerra em aeroporto de Israel

No início da semana, Israel anunciou ter convocado 300 mil reservista para atuarem na guerra contra Hamas.

VÍDEO: adolescentes recebem reservistas para guerra em aeroporto de Israel
No início da semana, Israel anunciou ter convocado 300 mil reservista para atuarem na guerra contra Hamas. Em vídeo, sul-mato-grossense à espera de voo para voltar ao Brasil mostrou a recepção de alguns jovens reservistas no aeroporto de Tel Aviv. Adolescentes recebem reservistas com doces e músicas em Israel

Um grupo de adolescentes e jovens israelitas está de prontidão no aeroporto de Tel Aviv, em Israel, recebendo reservistas para atuarem na guerra com o Hamas. Vídeo feito pelo brasileiro Ely Silveira mostra a chegada das pessoas que vão ser encaminhadas ao conflito. Assista acima.

No vídeo é possível ver os adolescentes com várias bandeiras de Israel nas mãos, cartazes e cantando músicas regionais.

Assim que chegam ao aeroporto, os reservistas são recebidos com festa. O grupo de adolescentes também distribui doces típicos aos reservistas. Na segunda-feira (9), Israel anunciou que já tinha convocado 300 mil reservistas, inclusive brasileiros - (leia mais abaixo).

O porta-voz militar de Israel Daniel Hagari afirmou que o país está se preparando para uma ofensiva. "Nós nunca convocamos tantos reservistas, em uma escala como essa", disse.

Adolescentes recebem reservistas em aeroporto de Tel Aviv.

Ely Silveira/Arquivo pessoal

O registro dos adolescentes e jovens recebendo os reservistas foi feito pelo advogado sul-mato-grossense Ely Silveira, que está há mais de 90 horas no aeroporto de Tel Aviv a espera de um voo para retornar ao Brasil.

"Gente, algo diferente. Ao mesmo tempo que estão fazendo festa, estão distribuindo doces para quem chega. É muito emocionante, eles estão em guerra, mas sabem a importância de motivar os soldados", declarou Ely em vídeo.

O governo israelense também afirmou que pediu para moradores de algumas regiões no norte e leste da Faixa de Gaza deixarem suas casas. Alguns palestinos afirmaram que receberam telefonemas e mensagens de oficiais de segurança de Israel dizendo para eles deixarem a área pois o exército deverá atuar lá.

Os dois anúncios sinalizam que uma invasão do território palestino deve ocorrer no futuro próximo.

Reservistas brasileiros em Israel

Sabrina Cherman em publicação em redes sociais

Reprodução/Instagram

Brasileiros estão entre os reservistas convocados para a guerra em Israel. A brasileira Sabrina Cherman, de 22 anos, que é de família do Rio de Janeiro, é uma das reservistas. Ela vai se apresentar nesta quarta-feira (11).

"Em Israel, as mulheres só vão para a frente de batalha em último caso, mas eu já fui combatente, isso é o de menos. Estou pronta para viver e morrer por Israel", afirmou, em entrevista ao g1.

Sabrina deverá fazer patrulha perto das vilas da fronteira, ajudar a pegar pessoas feridas em helicópteros e outras tarefas que surgirem. Ela diz que espera que o confronto seja prolongado: "Essa vai ser a guerra mais longa pela qual Israel vai passar", afirma.

Distante da rotina como guia turístico e dono de bar em Tel Aviv, o israelense Dan Rushansky, que é filho de um pernambucano com uma belga, está em uma base militar em Israel - em local exato não revelado por questões de segurança. Ele também foi convocado para lutar após o Hamas lançar um ataque terrorista contra Israel .

Em entrevista exclusiva ao GloboNews Mais, na tarde desta terça-feira (10), Dan falou sobre a expectativa sobre a dificuldade para a entrada na Faixa de Gaza e que, apesar do medo, entendem que isso precisa ser feito. Assista ao vídeo abaixo.

Soldado israelense faz relato direto do front

Confronto

Hamas controla território onde vivem mais de 2 milhões de palestinos

No sábado (7), o Hamas, um grupo terrorista, fez um ataque surpresa contra Israel. A partir da Faixa de Gaza, combatentes do grupo invadiram o território israelense, mataram centenas de pessoas e levaram mais de 100 pessoas como reféns. Israel declarou guerra ao Hamas e, inicialmente, atacou o território palestino com mísseis (veja mais abaixo).

?? Como começou o conflito entre o Hamas e Israel? A mais recente disputa na região começou em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel. Essa foi a mais violenta ação contra o território israelense dos últimos 50 anos. Os serviços de inteligência do país não conseguiram antecipar que uma ofensiva dessa magnitude estava sendo preparada.

?? O que é o Hamas? O grupo terrorista é uma das maiores organizações islâmicas dos territórios palestinos e, desde 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é considerado um grupo terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o grupo.

?? Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou lançados 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.

?? Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. "Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu." Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: