Os mineiros vêm de um empate por 1 a 1 com o Fortaleza na última rodada na Arena Castelão. Agora, jogando em casa, os comandados de Cuca buscam voltar a vencer para consolidar a classificação aos torneios continentais da próxima temporada.
O time gaúcho, por sua vez, não vence há 14 rodadas e está muito perto de ter a sua queda confirmada à Série B da competição. O time de Caxias do Sul é o lanterna da classificação, com apenas 21 pontos e há várias rodadas vem apenas prolongando a sua sobrevivência na elite. A situação é tão ruim que o Juventude pode cair mesmo se vencer e Ceará (34) e Atlético-GO (33) ganham seus jogos.
A vitória neste confronto é considerado quase que uma obrigação para o Atlético-MG. Além de enfrentar um time muito inferior tecnicamente, ele joga em casa e não pode desperdiçar pontos nesta reta final de competição.
Mas os números do Atlético no Mineirão não são tão estáveis assim. O clube é o só o 12º melhor mandante da competição e tem enfrentado dificuldades para ser superior diante de sua torcida, como aconteceu no empate por 0 a 0 diante do Ceará, na 31ª rodada.
O técnico Cuca deve promover algumas mudanças. Keno e Nacho Fernández, reservas contra o Fortaleza, devem voltar ao time titular. O atacante Hulk, lesionado, continua fora das opções do Galo e não deve mais atuar em 2022, assim como os zagueiros Guilherme Arana e Igor Rabello. O meia Pedrinho também segue no departamento médico.
"Nós não podemos cometer os erros que tivemos no Castelão. Lá, mandamos no jogo, porém, não transformamos esta vantagem em gols", disse Cuca, que espera um aproveitamento melhor de seus jogadores nas finalizações.
A própria direção do time gaúcho já entregou os pontos, com a renúncia coletiva. Além disso, já deixou uma comissão técnica interina para comandar o time nestes últimos jogos. O interino Lucas Zanella deve promover três mudanças.
O goleiro César entra na vaga de Pegorari; o zagueiro Nogueira pega o lugar de Vitor Mendes, que não pode atuar por pertencer ao próprio Atlético-MG. No meio-campo, Yuri Lima entra na vaga de Rafinha por ter mais características de marcação.