O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade para sete cidades de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (13). O aviso vale até amanhã, às 9h, e prevê chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo. As cidades afetadas são Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência e Paranaíba.
Segundo o Inmet, a chuva pode chegar a 100 mm (milímetros) por dia nessas localidades, e os ventos podem variar de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O alerta é resultado de uma frente fria que se desloca pelo sul do país e provoca instabilidade no tempo. No entanto, a partir de sábado, a situação deve mudar com a entrada de uma alta pressão que traz tempo firme e elevação das temperaturas em todo o Estado.
No sábado, as máximas podem chegar a 38ºC no Pantanal de Corumbá e 36ºC na região norte (Coxim e Camapuã). A umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 40%, o que é considerado baixo para a saúde humana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda umidade de 60%. Apenas na região norte podem ocorrer pancadas de chuva isoladas.
No domingo, o calor deve aumentar ainda mais, podendo atingir 42ºC no Pantanal, 41ºC na região norte (Sonora), 40ºC no bolsão (Paranaíba e Três Lagoas) e sudoeste (Porto Murtinho). Em Campo Grande, a máxima prevista é de 33ºC.
Com o aquecimento diurno e o retorno da umidade, há possibilidade de pancadas de chuvas e tempestades isoladas em alguns municípios. A umidade relativa do ar deve ficar entre 15% e 35%, o que é considerado muito baixo para a saúde humana.