PMNAS

Eclipse anular do sol poderá ser visto neste sábado (14), no céu de Mato Grosso do Sul

Neste sábado, 14 de outubro, o Brasil terá a oportunidade de observar um fenômeno astronômico raro: um eclipse anular do sol.

Por Midia NAS em 13/10/2023 às 16:30:25
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brasil em Mapas (@brasilemmapas)

Os eclipses anulares do sol não são frequentes. O último aconteceu em junho de 2021, mas sem visibilidade no Brasil. Somente em 02 de outubro de 2024, um novo eclipse solar poderá ser visto. Por isso, vale a pena aproveitar essa oportunidade única de ver o "anel de fogo" no céu.

Acompanhar pela internet

O YouTube do Observatório Nacional transmitirá ao vivo o eclipse, a partir das 10h30 (horário de MS). Segundo o Observatório, o eclipse anular do sol é um fenômeno astronômico onde a lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo a maioria do disco solar, mas deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda.

Já um eclipse total do sol ocorre quando a lua cobre completamente o disco solar, deixando apenas a coroa solar visível. A principal diferença é que no eclipse anular a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente não fica exatamente igual ao diâmetro aparente do Sol.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2