Neste sábado (21) acontece ação do Centro De Controle De Zoonoses (CZZ) oferece atendimento veterinário gratuito no hall do shopping Pátio Central Shopping, em Campo Grande. No mesmo espaço acontece o último dia da exposição "Sinta na Pele", que traz fotos animais vítimas de maus-tratos.
De acordo com CCZ, os tutores de animais domésticos poderão ter acesso à microchipagem, vermifugação, vacinação antirrábica e avaliação em geral.
Já a exposição de fotos, reúne cenas de animais vítimas do abandono e do descaso de humanos, mas que foram resgatados graças às denúncias. A iniciativa é do protetor independente Bruno Nóbrega. "Viemos não só mostrar para as pessoas que existe o crime de maus-tratos, mas também pedir para que elas se conscientizem e possam ser os nossos olhares nos bairros e nas ruas, para avançarmos cada vez mais na luta, e salvar a vida destes animais", clama o assessor.
Titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Bruno Urban, explica que maus-tratos podem ser caracterizados como qualquer ato, direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência, provoque dor ou sofrimento desnecessários aos animais.
"A pena para quem for preso em flagrante ou responder ao processo criminal vai de dois a cinco anos de pena. O que isso significa? Que não é permitido o arbitramento de fiança por parte do delegado de polícia. Quando autuado em flagrante, somente é liberado após decisão judicial", ressalta.
Sobre a exposição, o delegado reforça a importância de conscientizar toda a sociedade na luta contra os maus-tratos aos animais. Ainda conforme o titular da Decat, as denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais da Delegacia, pelo telefone 3325-2567, no Instagram, bem como pessoalmente na Rua 7 de setembro, 2421. "Nós garantimos o anonimato da pessoa. A denúncia será averiguada e caso proceda, será apurada através de inquérito policial", finaliza Urban.