A falta de produtos básicos como papel higiênico, óleo, sal e um cardápio balanceado na merenda escolar da principal escola municipal de Bataguassu vem causando revolta nos pais e alunos da Marechal Rondon.
Segundo a denúncia, comprovada com fotos, a escola há alguns dias passou a oferecer papel toalha nos banheiros, para os estudantes realizarem a higiene íntima.
Conforme um dos denunciantes, a situação vem gerando desconforto e constrangimento.
"Como posso confiar meu filho a uma escola que não consegue nem manter o papel higiênico do banheiro? Um absurdo isso!", disse a mãe de um aluno.
Além da falta de papel higiênico, também há relatos de falta de produtos para fazer a merenda escolar, como óleo de cozinha e sal, que teria sido pedido aos educadores, como forma de doação, devido o poder público não ter condições de oferecer. Também há falta de materiais de limpeza, como esponja de aço, saco de lixo, e um cardápio balanceado.
Segundo os pais, a escola chegou a oferecer frango por cerca de um mês aos alunos na merenda. Recentemente a proteína foi substituída por carne moída.
Conforme o Ministério da Educação, materiais de consumo e permanente provisionados à unidade escolar é de responsabilidade do poder público. A lista de material escolar, por exemplo, nem mesmo em escolas particulares, podem ser exigidas material que é de uso coletivo.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Bataguassu confirmou a falta de produtos, entre eles, o papel higiênico. O município informou que aguarda a conclusão do Processo Licitatório em andamento para repor a demanda dos produtos.
Já em relação, a denúncia de que a escola chegou a oferecer frango por cerca de um mês aos alunos na merenda, a prefeitura nada informou.
Na nota do município, mesmo sem ter sido, questionado, a prefeitura nega falta de carne (proteína) para compor o cardápio da merenda escolar dos estudantes da Escola Marechal Rondon e informou que na Semana das Crianças foi desenvolvido um cardápio diferenciado para atender os alunos, servindo strogonoff de carne, arroz carreteiro, galinhada e macarrão à bolonhesa como almoço além de salada, arroz e feijão.
Com relação à, falta de produtos como sal e óleo, o município também negou que haja ausência dos produtos.
* Matéria editada às 11h53, para inserção do posicionamento do município