PSDB convence prefeito do PP e chega a 52 em MS; confira novo quadro

O presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, anunciou, durante eleição do diretório, que em breve o partido chegará a 52 prefeitos em Mato Grosso do Sul.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, anunciou, durante eleição do diretório, que em breve o partido chegará a 52 prefeitos em Mato Grosso do Sul.

O partido, finalmente, conseguiu acertar a ida do prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PP). Ele chegou a anunciar a transferência, recuou após puxão de orelha no PP, mas agora acertou de vez a saída e será o filiado de número 52. Antes dele, será filiado como de número 51 o já anunciado há alguns dias pela reportagem, Marcelo Pé, atualmente sem partido.

Com as confirmações das mudanças, o novo da ranking terá PSDB com 52, seguido pelo PP, com 18. O partido comandado por Tereza Cristina continuará com os mesmos 18 porque receberá a filiação do prefeito de Laguna Carapã, Ademar Dalbosco.

Na sequência, aparece o MDB, com cinco. Outros quatro partidos ocupam apenas uma prefeitura: PSOL, em Ribas do Rio Pardo; Patriota, em Eldorado; PSD, em Fátima do Sul e PL, em Nova Andradina.

Com o governo nas mãos, os tucanos conseguiram saltar de 37, eleitos em 2020, para os 52, em breve, o que fez alguns partidos perderem quadros.

O PDT tinha três em 2016, passou para dois na última eleição e ficou sem nenhum, após investida tucana. O PTB não tinha nenhum em 2016, elegeu um em 2020, e agora não tem nenhum. O PSC tinha um em 2016, passou para dois em 2020, mas agora ficou sem nenhum.

O PSD foi um dos partidos mais afetados com a hegemonia tucana. Tinha a Capital em 2016, passou para quatro em 2020 e hoje tem apenas Fátima do Sul. O PSB também reduziu nos últimos anos. Tinha cinco em 2016, passou para apenas um em 2020, e ficou sem nenhum agora.