Marinha do Brasil faz dois resgates no Pantanal em menos de uma semana
Corumbá (MS) — A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), prestou apoio ao Corpo de Bombeiros em dois resgates no Pantanal sul-mato-grossense.
Corumbá (MS) — A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), prestou apoio ao Corpo de Bombeiros em dois resgates no Pantanal sul-mato-grossense. Os transportes foram realizados com o uso de um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) e contaram com a presença de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa).
O primeiro resgate aconteceu na última sexta-feira (19), na região da Nhecolândia, onde um homem de 35 anos sofreu uma suspeita de fratura dos arcos costais e sentia fortes dores, após sofrer uma queda de cavalo. Ele foi levado do local até o heliponto do EsqdHU-61 e, em seguida, encaminhado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa de Corumbá.
O segundo resgate ocorreu no final da tarde desta terça-feira (24), após a solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros para transportar um homem de 42 anos, que apresentava suspeita de pancreatite aguda. Ele estava na Escola Sebastião Rolon, no Porto Sairu, a cerca de 90 km de Corumbá, sendo conduzido até o Complexo Naval de Ladário. De lá, ele também foi levado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa.
A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.