OSistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza testes rápidos imunocromatográficos para a detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C. O objetivo é aumentar a agilidade de resposta aos usuários, encaminhar com brevidade para assistência médica e início de tratamento, além de ampliar o acesso ao diagnóstico para pessoas que vivem em locais remotos.
De fácil realização e sem necessidade de estrutura laboratorial, os testes rápidos imunocromatográficos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em no máximo 30 minutos.
Esses testes podem ser feitos com amostra de sangue total obtida por punção venosa, da polpa digital ou com amostras de fluido oral. Dependendo do fabricante, podem também ser realizados com soro e/ou plasma. O processo é simples, rápido e sigiloso em todas as etapas.
Além disso, as mulheres também podem realizar o teste de gravidez nas unidades de atendimento do SUS. Se o resultado for positivo, elas são direcionadas imediatamente para o acompanhamento pré-natal.
Para saber mais, acesse gov.br/saúde ou procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Com informações do Ministério da Saúde