Apresentação da Orquestra Indígena da Fundação Ueze Zahran emociona público do Festival América do Sul
Concerto foi realizado na manhã deste sábado, na Catedral Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá.
Foto: Reprodução internet
Concerto foi realizado na manhã deste sábado, na Catedral Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá. Apresentação da Orquestra Indígena emociona público do Festival América do Sul. Imagens Lucas Lelis/TV Morena
A apresentação da Orquestra Indígena da Fundação Ueze Zahran na manhã deste sábado (11), na Catedral Nossa Senhora da Candelária, em Corumbá, no oeste de Mato Grosso do Sul, emocionou o público. O concerto fez parte da programação do Festival América do Sul. Veja vídeo acima de como foi!
O maestro Eduardo Martinelli destacou a sinergia na apresentação de uma orquestra em um festival internacional.
"A importância é o sentido maior da integração, porque em uma orquestra nós estamos integrando vários instrumentos diferentes, que com suas características diferentes buscam o mesmo objetivo. Entre os povos, quando eles procuram se integrar também é assim. Cada um com suas características, com suas diferentes, mas que buscam algo em comum, por meio da cultura. Acho que esse é o sentido maior do Festival América do Sul".
A Orquestra Indígena da Fundação Ueze Zahran é formada na maioria por jovens e adolescentes terena. Ela resgata e adapta músicas do cancioneiro brasileiro, regional sul-mato-grossense e tradicional indígena, difundindo o ideal de que a cultura é o mais importante ponto de intersecção para que o convívio, respeito e existência entre os povos de todo o mundo realmente tornem se possíveis.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: