Sete cidades de MS estão entre as 10 mais quentes do Brasil indica Inmet

Neste final de semana, Mato Grosso do Sul esteve no destaque das notícias climáticas do Brasil.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Neste final de semana, Mato Grosso do Sul esteve no destaque das notícias climáticas do Brasil. Isso porque, sete das 10 cidades mais quentes do país, estão em MS. Os registros foram constatados pelo Inmet neste sábado, 11 de novembro.

O primeiro lugar do ranking foi dividido entre Porto Murtinho, a 438 km de Campo Grande, e Aragarças, em Goiás. Ambas as cidades registraram 42.3ºC de máxima. Em seguida, vieram Coxim, com 41.9ºC, e Três Lagoas, com 41.6ºC.

As outras cidades de MS que entraram no top 10 foram:

  • 5º Lugar – Bataguassu: 41.1ºC;
  • 6º Lugar – Corumbá – 41.1ºC
  • 7º Lugar  – Miranda – 41.0ºC;
  • 9º Lugar – Aquidauana – 40.8ºC.

As altas temperaturas no Mato Grosso do Sul são resultados de uma massa de ar quente e seco que atua sobre a região Centro-Oeste. Essa condição climática favorece a formação de nuvens de chuva, mas também dificulta a dispersão do calor.

Todas as cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta do Inmet para onda de calor e baixa umidade do ar. O Estado está sob quatro avisos meteorológicos.

O aviso mais grave é o que indica "grande perigo", na cor vermelha, para uma onda de calor que deve predominar em 68 municípios, incluindo Campo Grande, até o fim de quarta-feira (15). O alerta aponta risco à saúde e temperatura 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.