Mato Grosso do Sul vive uma situação de extremos climáticos nesta terça-feira. Além de sofrer com uma forte onda de calor, que deve continuar ao longo da semana, o Estado também está em estado de alerta para temporal. O aviso de perigo vale para o período entre a manhã e o fim da noite desta terça-feira, 14 de novembro.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas podem chegar a 50 milímetros, os ventos a 60 km por hora e há risco de queda de granizo. O alerta abrange municípios das regiões centro-sul, leste e sudoeste do Estado, incluindo a capital Campo Grande.
Entre as cidades que podem ser afetadas pelo temporal estão Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul e Glória de Dourados.
Também estão na lista Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
O Inmet recomenda que a população tome cuidados para evitar danos causados pelo temporal, como não se abrigar debaixo de árvores, desligar aparelhos elétricos e evitar áreas alagadas.