Em um ato de comprometimento com a transparência e a fiscalização responsável dos recursos públicos, e para fortalecer a confiança da população nas instituições municipais, o vereador Márcio Pudim (PSDB) apresentou o Requerimento 774/2023. O documento direciona uma série de questionamentos ao Poder Executivo a respeito da manutenção de frotas.
O foco da solicitação do vereador, feita durante a mais recente sessão ordinária, é proporcionar à população e ao Legislativo uma visão detalhada e atualizada sobre a utilização dos recursos destinados à manutenção dos veículos da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran).
O requerimento solicita informações sobre relação completa da frota, detalhes sobre manutenções, periodicidade, procedimentos adotados em casos de necessidade de manutenção e a existência de contratos. Além disso, questiona sobre as empresas responsáveis pelas manutenções, buscando compreender se há acordo estabelecido entre o município e elas.
Pudim destaca a importância do recebimento dessas informações para garantir que "o erário público seja utilizado de maneira eficiente e transparente, assegurando que as manutenções realizadas nos veículos municipais atendam aos padrões de qualidade e ao custo-benefício esperados pela comunidade".
A expectativa é de que as respostas às indagações apresentadas no requerimento forneçam subsídios para uma análise criteriosa por parte do Legislativo, reforçando o compromisso com a responsabilidade na gestão pública e a efetiva prestação de contas à sociedade. "A fiscalização ativa é um dos pilares da nossa atuação legislativa", afirma o parlamentar.