PMNAS

Urgente: Justiça suspende cobrança da taxa do lixo em Corumbá

Corumbá (MS) — Uma ação popular movida pelos vereadores Raquel Bryk e Chicão Vianna, conseguiu suspender a cobrança da taxa de lixo (TRS) dos contribuintes da cidade.

Por Midia NAS em 29/11/2023 às 20:25:54

A magistrada, ao analisar o caso, considerou necessária a prévia oitiva da prefeitura, porquanto os atos administrativos gozam de presunção de legalidade e legitimidade. Assim, ele suspendeu a cobrança da taxa de lixo até que o município se manifeste sobre o pleito liminar, no prazo de 72 horas.

Para evitar prejuízos aos contribuintes e uma possível cobrança de juros de multas de mora, já que o município havia programado o vencimento da taxa para esta quinta-feira, 30 de novembro, foi determinada a suspensão da cobrança até análise das justificativas que deverão ser apresentadas pela prefeitura no prazo previsto na ação.

Fica claro que não há risco imediato de ônus para a cidade, já que o município poderá retomar a cobrança caso a liminar for negada mais adiante.

A ação popular é um instrumento jurídico que visa a proteção do patrimônio público, da moralidade administrativa, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos. Qualquer cidadão pode ajuizar uma ação popular, se estiver em pleno gozo de seus direitos políticos.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2