O município de Três Lagoas tem o prazer de anunciar uma conquista significativa no setor cultural, com a aprovação da proposta do Plano de Ação na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Essa iniciativa, instituída pela Lei nº 14.399, tem como objetivo promover a cultura em todos os estados, municípios e Distrito Federal.
A PNAB, que conta com recursos previstos até 2027, representa uma oportunidade histórica para estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura, por meio de repasses da União aos demais entes federativos de forma continuada.
Em Três Lagoas, o valor aprovado para a realização de projetos culturais e ações destinadas a fomentar as redes de Pontos de Cultura é de R$931.182,45. "É mais uma política pública que o Ministério da Cultura visa valorizar a cultura dos Estados e Municípios, e Três Lagoas está inserida para garantir que as nossas manifestações, artistas e fazedores de cultura sejam beneficiados. Agora, vamos aguardar do Ministério da Cultura os próximos passos", afirmou o Diretor de Cultura de Três Lagoas, Heriksen Plesley.
Entre as possibilidades de uso dos recursos, estão o custeio de ações administrativas da Lei, a realização de programas, projetos e ações visando à difusão de obras de caráter artístico e cultural; apoio a produções audiovisuais; exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos; cursos de formação para profissionais da cultura, estudos e pesquisa nas diversas áreas culturais, entre outras iniciativas.
Segue abaixo a Análise e situação do Plano Aprovado.
Este é um marco importante para a cultura local, demonstrando o compromisso de Três Lagoas em fortalecer e promover expressões culturais diversas. A administração municipal está ansiosa para implementar os projetos e ações que serão beneficiados por esse financiamento, contribuindo para o enriquecimento cultural de nossa comunidade.
SERVIÇO
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Diretoria Municipal de Cultura pelo (67) 98139-3524 ou e-mail [email protected] ou ainda, comparecendo pessoalmente ao setor, que fica à Av. Rosário Congro, 560 – Centro.
Crédito: Assessoria/ Foto: Divulgação