Mais uma criança faleceu em Mato Grosso do Sul em decorrência da picada de um escorpião. O novo registro aconteceu na cidade de Batayporã, no último final de semana.
Segundo as informações, a vítima, de 10 anos, foi picada pelo animal peçonhento no sábado (09) e, por volta das 22h, foi levado ao Pronto Atendimento Médico.
Entretanto, devido a gravidade do caso, o menino foi encaminhado para o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina.
No local, houve a necessidade uma nova transferência, agora para o Hospital Universitário da UFGD, em Dourados, onde houve agravamento do quadro clínico.
Na manhã de domingo (10), por volta das 8 horas, o garoto não resistiu e faleceu. É importante destacar que quando há picada de escorpião o tratamento precisa ser rápido.
A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã disse, por meio do Setor de Controle de Endemias, que neste ano foram nove ataques do animal peçonhento.
As espécies mais comuns encontradas nas residências são Tityus Bahiensis (escorpião-preto) e Tityus Confluens (escorpião-amarelo).
No Estado, a imprensa noticiou outras três mortes de crianças provocadas pelo veneno do escorpião. O primeiro foi de um menino de 5 anos em Ribas do Rio Pardos.
Depois, uma criança de 6 anos em Três Lagoas. Logo depois, uma menina de 3 anos, também de Ribas do Rio Pardo, faleceu.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que em 2023, até o mês de outubro, tinham sido registrados 3.623 acidentes envolvendo escorpiões.