Vários empresários de Dourados estão sendo alvos de boicote devido a divulgação nas redes sociais de uma “Lista de Comércios Petistas”, a lista começou a ser espalhada após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no domingo (30).
A redação do site Dourados Agora recebeu a informação que uma influenciadora digital, com mais de 25 mil seguidores, postou a lista no Instagram, indignados com a atitude criminosa vários empresários se posicionaram e afirmaram que vão processar a influencer.
Nas listas de boicote são citados todos os tipos de comércios. Em Dourados, por exemplo, são listadas lojas de tereré; de peças; energia solar; pontos de espetinho; arquitetos; padarias; cosmético; publicidade; informática e até tatuadores.
Alguns advogados também tiveram o nome do escritório citado na lista. A OAB 4ª Subseção de Dourados emitiu uma nota de repúdio dizendo que repudia veementemente qualquer ataque à advocacia ou a advogados pela opção política ou partidária, bem como ofensas pessoais dirigidas aos advogados(as).
A nota diz ainda que devemos respeitar a opção de cada cidadão, pois vivemos em um Estado Democrático de Direito.
De acordo com a lei que trata das relações de consumo, a lista configura crime, com pena de detenção, que varia de 2 a 5 anos de prisão ou multa. Os crimes podem ser registrados na Delegacia de Policia Civil, o denunciante deve levar print das postagens.