Com aumento das chuvas, risco de queda de galhos e árvores também cresce. Por isso, é necessário fazer a manutenção dos jardins para evitar acidentes. Árvore caiu em escola de Campo Grande MS após chuva
Aliny Mary Dias/G1 MS
Esta sexta-feira (22) foi o primeiro dia do verão em 2023, estação marcada pelas altas temperaturas e, consequentemente, do aumento no número de chuvas. Também é a época que o risco de queda de galhos e árvores aumenta, por isso, é necessário fazer a manutenção dos jardins para evitar acidentes.
? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
O verão é caracterizada pelo aumento da temperatura e a sensação de dias mais longos, marcado por mudanças rápidas no tempo, com condições favoráveis à chuva forte, queda de granizo, ventos de intensidade moderada à forte e descargas elétricas.
Queda de árvore de grande porte no Jardim Batistão, em Campo Grande
Ariovaldo Dantas/TV Morena
Prognóstico elaborado pela equipe técnica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/Semagro) indica chuvas irregulares para Mato Grosso do Sul no próximo trimestre.
"As regiões sul, sudoeste e oeste devem ter precipitações abaixo ou bem abaixo da média climatológica para o período, enquanto as regiões centro-norte, norte e leste devem apresentar chuvas acima ou bem acima do normal", mostra o prognóstico.
O engenheiro florestal Pedro Cunha explicou que as chuvas, associadas aos ventos fortes, amplificam o risco de queda dos galhos e árvores,. Isso porque o peso da copa aumenta devido à absorção de água pela madeira, o que pode ocasionar acidentes, provocar a falta de energia, além de transtornos no trânsito.
Alguns sinais podem avisar que a árvore apresenta risco de queda, como a existência de buracos no caule, o aparecimento de fungos, inclinação muito rápida ou deslocamento do tronco. Assim como a coloração e angulação diferente nos troncos ou nos galhos.
Uma árvore de médio porte caiu sobre a fiação elétrica e derrubou parte do muro do Cemitério de Congonhas, no bairro de Campo Grande, na zona sul de São Paulo
Marco Ambrosio/Frame/Estadão Conteúdo
As podas devem ser feitas durante toda a estação, mas sem exagero. Deve-se retirar apenas o excesso, para que as árvores não sofram. O ideal é contratar uma empresa especializada em podas.
Com o aumento do calor, também é necessário regar as plantas pelo menos duas vezes ao dia, já que nem sempre haverão chuva.
Além disso, as árvores também precisam de nutrientes específicos para um desenvolvimento saudável durante a estação, o que pode ser revolvido com a adubação.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: