Carta de despedida, sino da cura, vaquinha dobrada por Luciano Huck para ajudar mãe de trigêmeos... Durante o ano, muitas histórias inspiraram o público a fazer uma pausa na rotina e praticar o bem em Mato Grosso do Sul. Histórias inspiraram durante 2023 em Mato Grosso do Sul.
Reprodução
Inspirar, verbo intransitivo que significa "inserir ar nos pulmões". Durante 2023, em meio a acidentes, homicídios e tragédias naturais, foi preciso relatar histórias que necessitaram dar uma pausa durante a rotina.
Um intervalo para respirar, inserir ar nos pulmões. Entre as matérias que mais inspiraram durante o ano, o g1 separou uma lista para relembrar casos dignos de um segundo suspiro, ou então para quem perdeu, que valem a pena ser conhecidas antes de terminar o ano.
? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
Nascimento, casamento e morte: o que muitas pessoas consideram o ciclo da vida, também foi destaque no portal. Confira:
Mãe de trigêmeos é abandonada grávida
Gabriel, Maitê e Eloá nasceram de 32 semanas
Redes Sociais
Os trigêmeos Gabriel, Maitê e Eloá nasceram no dia 15 de maio de 32 semanas, na Santa Casa, em Campo Grande (MS). Segundo especialistas, a chance de uma mulher engravidar naturalmente de três bebês ao mesmo tempo é de uma em 6,4 mil vezes.
A gravidez rara de Verônica Rivarola Leite, de 33 anos, não foi planejada. Pelo contrário, ela tomava anticoncepcional para não ter filhos. Quando descobriu que o método havia falhando, em outubro de 2022, o pai das crianças a abandonou.
"Tinha um namorado, contei da gravidez de trigêmeos, ele saiu para trabalhar e nunca mais voltou. Ele simplesmente sumiu, ninguém sabe onde ele está. Entrei na Justiça e também não localizaram ele", disse ao g1, na época.
Verônica já era mãe de outras duas crianças, uma de 6 e outra de 10 anos. De repente, se viu sozinha com cinco filhos, sem emprego e nenhuma ajuda. Desesperada, procurou a imprensa para tentar localizar o pai dos trigêmeos, mas a ajuda veio de um lugar inesperado.
Luciano Huck cria Vakinha no dia do seu aniversário para ajudar mãe de trigêmeos
A matéria do g1 chegou no apresentador Luciano Huck, no mês do aniversário dele. Comovido, ele resolveu comemorar diferente e fez um "aniversário solidário", criando uma vaquinha on-line. Em pouco mais de 10 horas, a ação arrecadou R$ 197.317. Como o artista prometeu dobrar a quantia doada, Verônica recebeu quase R$ 400 mil.
"A produção do Huck entrou em contato comigo dizendo que ele [Luciano] queria me ajudar de alguma forma. Já foi uma surpresa muito grande e não sabia o que seria. Com esse dinheiro vamos sair do aluguel e comprar a casa própria".
Sino da cura
Alice tocou o 'sino da cura' após dois anos de tratamento contra câncer.
Arquivo Pessoal
O ano foi de vitória para a pequena "Mulher Maravilha" Alice Maia, que aos 5 anos venceu o câncer. A comemoração começou horas antes, a família enfeitou o carro e pediu para que os motoristas que passarem por ela, buzinassem em celebração.
Alice passou quase metade da vida em tratamento contra a doença no sangue. A mãe dela, Simone Maia, contou que o diagnóstico do câncer na filha foi assustador. Alice tinha 3 anos quando a família descobriu a leucemia. A princípio, a mãe achava que a garota estava com Covid, mas logo o diagnóstico preciso trouxe a notícia.
O tratamento foi intenso, Alice fez várias sessões de quimioterapia. Ao longo de um ano a menina recebia o medicamento no sangue. Depois, mais um ano e seis meses de quimio oral, como Simone relembra.
Com 5 anos, Alice toca 'sino da cura' após tratamento contra câncer
"Ela é meu milagre. Chorei muito, mas chorei de alegria depois de muito choro de tristeza. Ela foi vestida de mulher maravilha, porque ele é a verdadeira mulher maravilha" , disse a mãe da menina na época.
Pedido de casamento no meio do Pantanal
Foi necessário o apoio de 4 barcos para que a faixa fosse completamente esticada.
Arquivo pessoal
Apaixonada por pescaria desde criança, Rafaella Peralta Herradon, de 28 anos, escolheu comemorar o aniversário, no mês de maio, pescando com os amigos e a família no meio do rio Miranda (MS), no Pantanal. Porém, o que ela não esperava é que o namorado, Matheus Ferreira Alves, também de 28 anos, não queria fisgar peixe, e sim sua mão! O ambiente foi cenário para o pedido de casamento do casal. Veja vídeo acima.
Juntos há 13 anos, Matheus escolheu o momento para pedir Rafaella em casamento. Para que tudo ocorresse da melhor forma possível, o empresário contou com a ajuda e a presença de 44 pessoas.
Enquanto navegava pelo rio, Rafaella viu uma movimentação estranha, muita gente aglomerada no barranco do rio e diversos barcos acompanhando casal. Rafaella disse que perguntou para o namorado o que estava acontecendo, e foi aí que a surpresa começou.
Durante pescaria de aniversário, empresário pede namorada em casamento no meio de rio
"Eu comecei a chorar, nos abraçamos, foi lindo, mágico, melhor do que eu poderia imaginar, as pessoas que eu amo estavam todas ali, e claro que eu disse sim", disse a noiva, na época.
'Só quem fica careca sabe importância'
Benedita Ferreira Duarte, de 73 anos, faz tratamento de quimioterapia no HRMS.
Reprodução
Durante o tratamento contra o câncer pacientes enfrentam efeitos colaterais, como a perda de cabelo, a condição pode abalar a autoestima e o bem-estar emocional dos pacientes e se complica um pouco com a chegada do inverno, estação mais fria do ano.
Foi pensando nesse momento delicado, que a médica em Oncologia Clínica Carmencita Sanches Lang, do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), tomou a iniciativa altruísta para tornar essa batalha um pouco mais confortável de uma maneira simples, porém significativa: toucas de tricô.
Há dez anos, em todo inverno, a médica Carmencita se dedica a produzir toucas de forma voluntária para os pacientes.
A cheff de cozinha, Helen Braz, 46 anos, faz tratamento contra o câncer de mama há dois anos e começou a ajudar na captação de doadores para a produção de toucas.
"Só quem fica careca sabe da importância dessa ação e tem gente que realmente não tem as mínimas condições. Engajei junto com ela [dra Carmencita] e fiz uma campanha no meu restaurante e na internet para conseguir doações e ano passado, por exemplo, conseguimos dinheiro e bastante lã", afirmou.
Carta de despedida
Jovem que morreu de câncer deixa carta de despedida à família e amigos
O ano também foi marcante para a família e amigos de Luan Henrique Abreu Andrade, mas de uma forma triste. O designer partiu anos 30 anos, depois de quatro lutando contra o câncer.
Temendo que seus dias estivessem chegando ao fim, Luan pensou primeiro em quem deixaria e tentou amenizar a dor de sua família. Em uma carta de despedida, fez um pedido para que todos que eram próximos entendessem a partida como um ciclo.
"Eu odeio fazer as pessoas tristes. Mais do qualquer outra coisa, eu amo fazer as pessoas rirem e sorrirem. Então, por favor, ao invés de pensarem no final da minha história, riam das memórias e do que a gente fez junto. Bom, dizer adeus custa muito, mas não existe vida sem despedida", escreveu Luan.
Luan faleceu em 28 de fevereiro de 2023. Quase três meses após a morte, a irmã do jovem, Thaiz Andrade resolveu revisitar a carta que o designer deixou. Foi então que ela decidiu compartilhar as frases em uma rede social. Em poucas horas, o relato viralizou.
Luan e as duas irmãs.
Arquivo pessoal
Por Thaiz ser a única pessoa que sabia a senha do celular do irmão, Luan deixou todas as instruções para que o último pedido em vida fosse atendido. "Deixei a missão mais difícil para minha pequena, a de postar isso aqui. Bom, eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam, por isso sempre aproveitei o máximo".
Em conversa com o g1, Thaiz lembrou do momento que realizou o desejo do irmão. Durante o luto recente, sem ler o texto, a jovem escolheu uma foto na galeria de Luan, copiou a carta que estava nas notas do celular e postou.
"Não tinha lido, só sabia que estava no celular dele. Quando ele foi internado da última vez, ele teve muitos delírios e falava da carta, pedia para eu não esquecer. Sempre falava para eu não esquecer da carta. Assim que ele morreu, poucas horas depois eu postei".
Clique aqui e leia a carta completa.
'Sou doadora total de órgãos'
Avó deixa recado em porta de armário para família
Assim que começou a perder a memória por causa do Alzheimer, em 2021, Maria Pinilla Porta, de 77 anos, passou a deixar recados espalhados pela casa. Uma das mensagens foi sobre a doação de órgãos, que foi escrita em um armário e vista pela família neste ano.
"Família e amigos, sou doadora total de órgãos. O pulmão não, fumei por muitos anos. O fígado é virgem, nunca bebi. O coração, ok. Os rins, ok. E tudo o que puderem aproveitar. Obrigada", escreveu Maria em um dos armários.
A neta de Maria, Sofia Espinosa Moura, de 23 anos, gravou o recado na porta do guarda-roupa e sem pretensão, postou nas redes sociais. Logo o vídeo tinha alcançado inúmeras pessoas que se comoveram com o recado de Maria.
Neta e avó que viralizaram na internet.
Arquivo Pessoal
O exemplo de Maria se espalhou pela família. Sofia diz que todos em casa são doadores e tem a consciência da importância de deixar os familiares avisados.
"Mesmo com o Alzheimer, minha vó continua sendo a pessoa que sempre imaginei na minha vida. Uma super avó! Agora com a doença, ela não identifica, não reconhece nada. Eu não posso esquecer quem ela foi durante a vida dela", declara emocionada a neta.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: