O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2024 traz mudanças para os interessados nas vagas em universidades. No próximo ano, as inscrições serão abertas apenas uma vez e os candidatos precisam se atentar aos prazos.
Assim, o período de inscrição para o processo seletivo de 2024 do Sisu será de 22 a 25 de janeiro. Nesta sexta-feira (29), o Ministério da Educação publicou o Edital n. 22/2023, com informações sobre a seleção de 2024.
As inscrições serão realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Conforme o Ministério, serão ofertadas vagas de cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024.
Ou seja, diferente de outros anos em que era preciso esperar o segundo semestre para se inscrever, o interessado já pode se candidatar no começo do ano. No total, são 127 universidades participantes do Sisu 2024, que ofertam 264.254 vagas para o primeiro e segundo semestre.
O Ministério definiu algumas regras para vagas disponibilizadas que terão o início das aulas apenas no segundo semestre. Confira as normas que deverão ser seguidas:
O processo seletivo do Sisu 2024 tem como requisito a participação da edição de 2023 do Enem. Além disso, o interessado não pode ter zerado a prova de Redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002.
Participantes do Enem 2023 na condição de treineiro não serão aceitos no processo seletivo. Se o estudante for selecionado no Sisu 2024, o ingresso "dependerá da sua colocação em relação às vagas disponíveis e da ocupação efetiva das vagas pelos estudantes que estiverem mais bem colocados no curso pretendido".
Ou seja, "será a classificação do candidato que definirá o início do seu curso, no primeiro ou segundo semestre, conforme edital específico de cada instituição de ensino superior".
Neste próximo ano, o Sisu 2024 segue as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Então todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem, primeiramente na modalidade de ampla concorrência.
Logo depois, seguem para a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O Ministério destaca que o objetivo é "beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior".
As instituições de educação superior participantes do Sisu 2024 deverão seguir os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022. "A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e, conforme a atualização da Lei de Cotas, de quilombolas", explica o Ministério.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. Também existem mudanças na lista de espera do processo seletivo.
Em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes. Ou seja, as universidades poderão convocar os que estão na lista para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
Para isso, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.
Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
Resultado: 30 de janeiro de 2024.
Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.