PMNAS

Nova Andradina abre 2024 com recorde em pré-candidatos a prefeito

Sucessão de Gilberto Garcia abre espaço para o surgimento de novos nomes, enquanto polĂ­ticos jĂĄ consolidados tambĂ©m buscam se viabilizar

Por Midia NAS em 04/01/2024 às 18:27:21

O inĂ­cio do ano de 2024 marca uma efervescĂȘncia polĂ­tica em Nova Andradina, com um cenĂĄrio eleitoral repleto de aspirantes ao cargo de prefeito. Desde o Ășltimo ano, mudanças ocorreram, redesenhando o tabuleiro polĂ­tico da cidade.

Em um contexto de transição de liderança, com o atual prefeito Gilberto Garcia (PL) impossibilitado de concorrer novamente devido ao limite de mandatos consecutivos, uma sĂ©rie de figuras emergiram no panorama polĂ­tico, enquanto outras perderam espaço.

Entre os nomes que passaram a ganhar destaque estå o secretårio de Infraestrutura, Julio Cesar. Ao lado dele, o assessor especial, Vicente Lichoti, que também passou a despontar.

Por outro lado, figuras que outrora se mostravam presentes no tabuleiro, como o secretĂĄrio Emerson Nantes, agora parecem ter seu papel minimizado, indicando uma reconfiguração das forças polĂ­ticas dentro do primeiro escalão do Governo Municipal, que conta ainda com o secretĂĄrio de SaĂșde, Hernandes Ortiz, que, apesar do desempenho abaixo do espero em pesquisas, ainda tenta se viabilizar.

Do lado oposto à Praça dos Poderes, na Câmara Municipal tambĂ©m surge um celeiro de possĂ­veis postulantes ao cargo mĂĄximo da prefeitura. O presidente da Casa de Leis, vereador Dr. Leandro Fedossi (PSDB), assim como os vereadores Arion Aislan (PL) e FĂĄbio Zanata (MDB), são os que mais se despontam na sucessão de Gilberto. O MDB ainda apresenta a prĂ©-candidatura do ex-vereador Marião da SaĂșde.

Outro postulante que busca viabilizar sua candidatura Ă© o atual vice-prefeito Milton Sena, do PDT, que jĂĄ concorreu ao cargo de prefeito em 2008 e foi vice em 2012 e 2020.

O Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, pretende lançar um nome inĂ©dito nas urnas: Marcos Dan, que, em 2016, concorreu como vice na chapa encabeçada por Edilson do GĂĄs. A possĂ­vel candidatura de Dan reflete o projeto contĂ­nuo do PT em apresentar candidatos próprios desde 2012.

Por fim, Dione Hashioka segue como a Ășnica mulher a se posicionar publicamente sobre uma possĂ­vel prĂ©-candidatura. Se seu nome se concretizar na disputa, essa serĂĄ apenas a segunda vez na história que uma mulher irĂĄ concorrer à Prefeitura de Nova Andradina, sendo a primeira em 24 anos.

A Ășltima vez que uma mulher concorreu à Prefeitura foi em 2020, com Regina Duarte, que acabou ficando em segundo lugar. Na ocasião, Roberto Hashioka (esposo de Dione), Ă© quem saiu vitorioso.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

ComentĂĄrios

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2