TSE propõe regras sobre fake news e uso de inteligência artificial nas eleições de 2024

O texto final serĂĄ fechado após a realização das audiĂȘncias pĂșblicas

TSE propõe regras sobre fake news e uso de inteligência artificial nas eleições de 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nesta quinta-feira, 4, as minutas das resoluções que guiarão as eleições de 2024. Entre as propostas, que serão submetidas a audiĂȘncias pĂșblicas no final de janeiro, a Corte prevĂȘ regras para o uso de inteligĂȘncia artificial na propaganda eleitoral e para a transmissão de lives eleitorais dentro da residĂȘncia oficial de chefes do Executivo.

De acordo com o texto proposto, o uso de qualquer conteĂșdo fabricado ou manipulado na propaganda eleitoral deve ser identificado por "informação explĂ­cita e destacada", alĂ©m de informar o tipo de tecnologia empregada. Em caso de descumprimento, a aplicada pode ser de dois meses a um ano de prisão ou pagamento de multa.

Em caso de veiculação de  sobre as eleições na propaganda eleitoral, a minuta prevĂȘ que os juĂ­zes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) deverão respeitar as decisões do TSE sobre o tema e remover os conteĂșdos idĂȘnticos aos que jĂĄ tenham sido excluĂ­dos por determinação da Corte eleitoral.

Em relação ao uso de residĂȘncia oficial do chefe do Executivo para transmissão de lives eleitorais, a minuta abrange decisão tomada pelo TSE durante o julgamento de uma ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em outubro. Na ocasião, os ministros definiram que a live pode ser transmitida se o ambiente for neutro e não houver emprego de materiais e serviços pĂșblicos, entre outros parâmetros.

A relatora da consulta pĂșblica Ă© a ministra CĂĄrmen LĂșcia. O texto final serĂĄ fechado após a realização das audiĂȘncias pĂșblicas.

AudiĂȘncias pĂșblicas

A primeira audiĂȘncia, marcada para o dia 23 de janeiro, vai discutir resoluções a respeito de pesquisas eleitorais e fiscalização dos sistemas da urna. O dia 24 serĂĄ reservado para debates sobre o  de candidatura, o fundo eleitoral e prestação de contas. No Ășltimo dia, em 25 de janeiro, os temas serão propaganda e ilĂ­citos eleitorais.

O formulĂĄrio para receber sugestões de ajustes e inscrições de quem quiser falar durante as audiĂȘncias foi aberto hoje e ficarĂĄ disponĂ­vel atĂ© o dia 19 de janeiro no portal do TSE. Qualquer pessoa, instituição, partido polĂ­tico e associação profissional ou acadĂȘmica pode contribuir.

(AgĂȘncia Estado)