“No momento que eu recorri ao Senar eu estava praticamente desistindo da atividade. Tinha vários problemas gerenciais e de condução do negócio. Foi quando o Senar "me abriu os olhos". Os problemas graves, que eu achava serem muito difíceis de resolver, o Senar me deu uma ajuda muito grande”, recorda.
Assim, Pavaneli passou a tratar o seringal como uma empresa rural.
“Recebemos auxílio na condução do seringal, no controle de pragas, de formigas. Eu passei a fica bem mais animado porque mudei totalmente a minha visão da cultura. Agora estamos vendo a atividade como uma empresa. Isso trouce economia e uma perspectiva muito boa de futuro para a gente tomar decisões gerenciais, como fazer e onde investir”, detalhou.
Já são quatro anos recebendo ATeG do Senar, e os ensinamentos já geram excelentes resultados.
“Nesse momento estamos fazendo o embandeiramento das árvores e o espelhamento. Isso também foi orientação do Senar, que treinou nossos colaboradores. É muito importante que seja feito da forma correta. Com isso, vamos ter uma produção muito boa e uma longevidade dessa árvore, que poderá produzir por muitos anos”.
Pavaneli ressalta a importância de produtores rurais procurarem apoio do Senar desde o início da atividade.
“Procure o Senar, que isso vai fazer uma diferença fundamental na sua atividade. Se eu tivesse buscado orientação desde o começo, poderia ter evitado vários problemas. O Senar está presente em vários municípios. Então é a dica que deixo para todos os produtores, principalmente aqueles que estão no início da atividade”, finaliza.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias “Mercado Agropecuário” e “Educação no Campo”.