O projeto tem como escopo aproveitar o evento esportivo mais importante do mundo – em que os alunos se envolvem espontaneamente e com entusiasmo – para enriquecer e dar mais sentido às aulas, reconhecer e saber um pouco mais sobre a Copa do Mundo 2022 e desenvolver competências pedagógicas na área social, intelectual, política e cultural, com pesquisas da história e cultura dos países participantes.
De acordo com o professor Fernando Lemes, o projeto Copa do Mundo Ensino Fundamental busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações culturais de diferentes países do mundo. “Eventos desse tipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e as competências curriculares, promover uma educação para a cidadania, proporcionando uma convivência com a cultura do outro”, enfatiza
Ele lembrou ainda que o futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. “Ele "desmonopolizou" os símbolos nacionais. Desta forma, damos um passo importante em prol de uma proposta educacional e curricular multiculturalista, na medida em que levamos a comunidade escolar a reconhecer o valor da pluralidade e da diversidade cultural, conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las, respeitá-las e repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo”.