De acordo com a polícia, a vítima foi carbonizada após encostar nos alimentadores de energia da subestação e levar choque de 13.800 volts. Subestação de energia pega fogo em Campo Grande
A explosão na subestação de energia que aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), em Campo Grande (MS), foi causada por uma pessoa que invadiu o local para furtar fios de cobre, afirmou a Polícia Civil. Segundo a Energisa, concessionária responsável pela subestação, mais de 40 mil casas ficaram sem energia por causa do acidente. Veja o vídeo acima.
? Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
De acordo com a polícia, a vítima foi carbonizada após encostar nos alimentadores de energia da subestação e levar choque de 13.800 volts. Os investigadores também encontraram um buraco na cerca externa do local, que pode ter sido aberto pelo invasor.
O caso foi registrado como furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo, na forma tentada; morte a esclarecer; dano qualificado , se o crime é cometido contra o patrimônio da união, estado município, empresa concessionária de serviços públicos.
Furto de cabos pode ter sido a causa da explosão
Redes Sociais
O delegado Christian Mollinedo ainda relatou que o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) onde será submetido a exames necroscópicos. As digitais não foram preservadas, então será necessário um exame de DNA para a identificar a vítima. Não há previsão de quando esses exames ficarão prontos.
A explosão
A explosão e o fogo foram registrados por volta das 4h30. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e controlaram as chamas. Vídeos feito por testemunhas mostraram a proporção das chamas, veja no início da matéria.
Moradores afirmaram que viram um homem invadindo a subestação, pouco antes das 4h30.
Subestação de energia explodiu em Campo Grande
Reprodução
Em nota emitida pela manhã, a concessionária de energia já suspeitava que o acidente teria ocorrido após uma tentativa de furto de cabos na subestação. A Energisa lamentou o ocorrido e disse ainda que o caso será investigado.
Veja a nota da Energisa na íntegra:
A Energisa lamenta a morte de uma pessoa ainda sem identificação que acessou irregularmente a subestação Progresso, em Campo Grande, nesta segunda-feira (05/02). O evento, registrado por volta das 4h30, danificou equipamentos do local e causou a interrupção no fornecimento de energia, restabelecido totalmente às 6h36. O episódio segue em investigação pelas autoridades competentes. A Energisa reforça sua política de valorização à vida e segurança de colaboradores e comunidade. Na subestação e no entorno, há avisos sobre o risco de acessar fios e equipamentos de alta tensão.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: