Unidades do Sistema de Controle Interno são responsáveis por elaborar Relatório de Prestação de Contas

A CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), na busca de realizar ações para o fortalecimento do Sistema de Controle Interno, além de se adequar às alterações estabelecidas pela Lei Complementar n.

Unidades do Sistema de Controle Interno são responsáveis por elaborar Relatório de Prestação de Contas

Até 2023, o documento era organizado pelos auditores da Auditoria-Geral do Estado. Agora, o Relatório de Prestação de Contas do Controle Interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado será confeccionado e assinado pelos titulares das unidades setoriais e seccionais, juntamente com o PTC (Parecer Técnico Conclusivo), acompanhado do pronunciamento expresso e indelegável do gestor sobre as contas de gestão e sobre o parecer do controle interno.

Dessa forma, não é mais necessário o encaminhamento pelas Unidades Setoriais e Seccionais do envio dos Cadernos de Prestação de Contas e demais documentos para a Auditoria-Geral, entretanto, é fundamental de que todos os responsáveis pelas mesmas façam cadastramento no sistema e-CJUR do Tribunal de Contas do Estado de MS.

Para a auditora-geral do Estado, Patrícia Helena Salamene, “as mudanças consolidam a presença e importância das Unidades nos órgãos estaduais e contribuem para que os auditores do setor realizem trabalhos em outras áreas de exclusividade da carreira”, afirmou.

De acordo com a responsável pelo Sistema de Controle Interno, da Assessoria de Governança e Comunicação, da CGE-MS, Monique Silveira Souza, "neste momento de transição, todos os envolvidos neste processo passaram por um treinamento para sanar as dúvidas e entender melhor como as atividades precisarão ser executadas", ressaltou.

A capacitação citada foi realizada nesta quinta-feira (8), no auditório do prédio da Controladoria-Geral do Estado, e contou com os servidores e auditores do Estado responsáveis pelas Unidades Gestoras. A equipe da CGE-MS também estará disponível para quaisquer outras situações que necessitem de auxílio, especialmente, durante a transição.

Aproximadamente 70 documentos devem ser entregues até a data máxima de 8 de março, pois, alguns órgãos estaduais produzirão mais de um Relatório de Prestação de Contas devido às vinculadas que possuem.

O treinamento foi conduzido pelo chefe da Unidade de Auditoria em Contas de Governo e de Gestão, Sérgio da Silva Correa, e Wilson Carreira, ambos auditores do Estado. O material exibido estará disponível no site oficial da CGE-MS como "Manual para a elaboração do Relatório de Prestação de Contas Anuais de Gestão e do Parecer Técnico Conclusivo – PTC".

Ainda neste ano, todos os documentos terão a supervisão e acompanhamento dos auditores da CGE-MS, que realizavam este trabalho, e a assinatura da auditora-geral Patricia Salamene. A maturidade a qual a CGE-MS vem alcançando é consistente e visível, refletindo nos resultados positivos ao longo de sua história.