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Após perder o pé, estátua de poeta começa a ser restaurada em março

Quase três anos após ser vandalizada, a estátua de Manoel de Barros será restaurada no mês de março.

Por Midia NAS em 17/02/2024 às 13:35:31
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Quase três anos após ser vandalizada, a estátua de Manoel de Barros será restaurada no mês de março. Ao todo, o investimento para devolver o pé de bronze ao poeta vai ser R$ 75,6 mil, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

O monumento de bronze em homenagem ao poeta cuiabano mais sul-mato-grossense de todos, “acordou” sem um dos pés na manhã de 19 de abril de 2021. Simplesmente, o pé da estátua feita pelo artista plástico Ique Woitschach foi arrancado e subtraído.

Ique Woitschach vai receber R$ 75.600 mil para realizar a restauração e revitalização da estátua. O valor corresponde a 32% do total da obra que em 2017 custou R$ 232 mil.

A data exata não foi repassada pela FCMS, mas informou que os trabalhos tem início no próximo mês.

Em dezembro do ano passado, o diretor presidente da FCMS, Eduardo Mendes, revelou que a revitalização da estátua seria uma das ações mais importantes do ano. "Devolver o pé do Manoel é devolver a Mato Grosso do Sul um dos seus símbolos mais bonitos e marcantes. O poeta vive no imaginário da nossa sociedade e sua estátua, além de ser um ponto turístico, é também uma lembrança da poesia e da vida deste grande artista", disse.

Estátua

A obra está instalada na avenida Afonso Pena esquina com rua Rui Barbosa, no centro de Campo Grande. Pesando 400 quilos, a escultura foi inaugurada em 2017 como homenagem aos 101 anos de nascimento do poeta, contemplando também os 40 anos de Mato Grosso do Sul.

A obra de arte mede 1,38 metro de altura (incluindo o pedestal de fixação da base de concreto) por 1,60 metro de largura. A escultura em tamanho real apresenta algumas características marcantes, rica em detalhes, desde o sorriso cativante do poeta aos seus trajes simples, as pernas cruzadas, o tênis surrado, ao lado de caramujos e do ninho de pomba, com os quais dialogava e se inspirava entre imagens, lembranças e metáforas.

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