Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados apontam o registro de 140 acidentes com escorpiões na cidade, no ano passado. O dado reforça a necessidade de medidas enérgicas para controle do animal.
Os números foram obtidos através de resposta a requerimento do vereador Fabio Luis, Republicanos, que tem cobrado da administração municipal uma postura combativa quanto à limpeza urbana, especialmente em regiões com maior densidade de terrenos baldios e lixões clandestinos.
O parlamentar usou a tribuna da Câmara de Vereadores na sessão desta semana para criticar a resposta da Prefeitura de Dourados quanto às medidas em planejamento. O documento pontua que será empreendido esforço de mídia para conscientização da população.
"É preocupante pensar que, enquanto os escorpiões estão se multiplicando nos bairros, a Prefeitura venha dizer que fará apenas postagens em mídia social. Nós esperamos uma atitude fiscalizatória, que diminua a incidência de terrenos abandonados e lixões clandestinos, inclusive em área cuja propriedade é do Poder Público Municipal", afirmou Fabio Luis.
Para o vereador, caberia à administração uma força-tarefa nos bairros com maior incidência promovendo a busca ativa por animais em pontos de risco e a penalização aos proprietários de áreas tomadas por mato e lixo.
"Esse esforço é necessário para preservar a vida e o bem-estar da nossa população. Se a prefeitura negligencia a situação, está sendo conivente e co-participante com aqueles que criam o ambiente adequado para a proliferação. Mídia social pode até promover conscientização, mas no momento o que se espera é uma intervenção efetiva", concluiu o parlamentar.
Vereador Fábio Luis cobra força-tarefa de trabalho nos bairros com maior concentração de escorpião