Mais de 90% dos condutores infratores tem aprovação em exame de reciclagem
Nesta última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) encerrou mais um curso "Novo Olhar", voltado para condutores infratores que têm dificuldade de aprovação no exame teórico.
Nesta última semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) encerrou mais um curso "Novo Olhar", voltado para condutores infratores que têm dificuldade de aprovação no exame teórico. Com 14 condutores infratores, o curso que durou três dias, teve 13 aprovados.
O curso Novo Olhar surgiu com a sensibilidade de constatar que alguns condutores têm dificuldade de aprendizado no curso teórico de Reciclagem para condutores infratores, e consequentemente no exame.
Todo condutor infrator, que tem a Carteira de Habilitação suspensa, precisa passar por esse curso de reciclagem e o exame teórico do curso. Caso reprove três vezes nesse exame, o condutor infrator é encaminhado ao programa Novo Olhar.
Com um curso de reciclagem mais humanizado e individualizado, o Novo Olhar busca um acolhimento do condutor infrator, levando em consideração a pluralidade dos alunos.
"Eles têm o conhecimento sobre as regras de trânsito, mas apresentam dificuldades para compreender as perguntas e identificar as informações nas alternativas. Enfim, são dificuldades de interpretação e leitura", explica a professora Daniele Barbosa Lopes, que conseguiu a marca de 92,8% de aprovados no curso.
O programa Novo Olhar deve abrir uma nova turma em junho de 2024 em Campo Grande e passa por um estudo de viabilidade de expansão para cidades do interior do estado.