Prefeito conhece experiência de mobilidade urbana em Roma

Prefeito conhece experiência de mobilidade urbana em Roma

lan Guedes e o secretário de Mobilidade de Roma, Eugênio Patabè (Foto: Assecom)

O prefeito Alan Guedes está em Roma, primeira das quatro cidades que visitará na Europa a convite da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). Nesta etapa da viagem, Alan participou, nesta quinta-feira (10), de agenda na prefeitura da capital italiana, primeiro dia da missão internacional proporcionada pelo projeto AcessoCidades. Na comitiva estão também, entre outros, os secretários municipais Renato Telles, de Transporte e Trânsito, de Aracaju, capital do Sergipe, Adão Castro, de Mobilidade Urbano de Porto Alegre, capital gaúcha, e Edson Guedes, de Mobilidade de Jacareí, cidade do interior de São Paulo.

Eugenio Patanè, secretário de Mobilidade de Roma, detalhou para a delegação brasileira a visão de Roma para o futuro na área de mobilidade. Também falou dos projetos estratégicos focados nas metas de ações climáticas e na redução de emissões. O planejamento está pautado em quatro eixos: oferta de transporte coletivo, sustentabilidade e acessibilidade dos sistemas, mobilidade ativa e inovação ecológica.  “Investimento em mobilidade ativa não tem contraindicação”, afirmou, citando a frase de Frans Timmermans, vice-Presidente da Comissão Europeia.

O prefeito de Dourados destacou a importância de conhecer a mobilidade de Roma. “Esse primeiro dia foi uma experiência muito produtiva de conhecer uma realidade com dados. Isso nos apresenta soluções de mobilidade, mas nos mostra desafios que as cidades brasileiras enfrentarão no futuro”, destacou.

Para participar da missão internacional, que inclui ainda as cidades de Gênova e Milão, também na Itália, e em Barcelona, na Espanha, Alan Guedes pediu adiantamento de uma semana em suas férias. “Não poderíamos perder essa oportunidade de conhecer novos projetos, principalmente porque a viagem acontece com custo zero para o município”, lembra. 

O projeto

AcessoCidades é uma iniciativa da FNP/Brasil com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália, com cofinanciamento da União Europeia. Tem como objetivo qualificar políticas de mobilidade urbana no Brasil com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero.

Passagens, hospedagens, deslocamentos e alimentação, estão sendo financiados pelo projeto AcessoCidades, com recursos da União Europeia, sem qualquer ônus aos municípios participantes.

Fonte: PMD