No primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para bebês de seis meses a dois anos de idade com comorbidades, apenas seis foram vacinados. Os dados atualizados até às 16h deste sábado (12) mostram que a procura frustrou até as expectativas dos servidores da saúde, que já eram baixas.
Na UBS Silvia Regina, nenhuma criança do grupo foi vacinada neste sábado. A enfermeira Hudolvina Roa da Silva explica que o que dificulta um pouco a vacinação das crianças do grupo atual é a necessidade de anexar laudo que comprove a comorbidade no sistema.
Na unidade, procura foi de pais de bebês, mas sem comorbidades. Ou seja, os pais em busca da "xepa". A ação é prevista pela Sesau (Secretaria municipal de saúde) para evitar o desperdício de vacina, já que cada frasco aberto vacina 10 crianças e podem ser armazenadas por apenas 12 horas após a diluição.
No Silvia Regina, sete pais procuraram para a xepa, mas como nenhum frasco foi aberto, a equipe ligou indicando para que eles fossem até a UBS Caiçaras, onde foram vacinados dois bebês com comorbidades.
Além deste sábado, na segunda (14) e no feriado de proclamação da república, cinco unidades de saúde estarão abertas em esquema de plantão para atender a população que busca se vacinar. Assim como as vacinas da Covid-19 para todos os públicos elegíveis, estarão disponíveis também as doses da rotina da criança.
As unidades estarão abertas das 7h às 17h. Confira as unidades:
A estimativa é que em Campo Grande existam 32.161 crianças entre seis meses e dois anos de idade, e do total, cerca de 3% a 5% apresentam alguma das comorbidades listadas. Ao todo, nesta primeira etapa da vacinação dos bebês, de mil a 1,5 mil crianças devem ser imunizadas.
Para a Capital, foram disponibilizadas 1.520 doses do imunizante destinado para este público, que será distribuído nas unidades durante o dia, enquanto é feita a capacitação dos vacinadores.
Estão elegíveis para a vacinação as crianças que apresentam alguma das seguintes comorbidades: