A Águas Guariroba lançou nesta segunda-feira (6) obras para instalação de um sistema completo para tratamento de água e esgoto na Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, no distrito de Rochedinho. As obras fazem parte do Programa Escola Saneada, uma iniciativa que irá levar mais saúde e qualidade de vida para alunos de todas as escolas públicas de Campo Grande.
Na escola estudam cerca de 250 crianças, a obra contempla a instalação de 100 metros de rede de esgoto para adequação interna da escola e do posto de saúde, quatro tamponamentos de fossa e implantação de 8 Estações de Tratamento Unifamiliar de Esgoto (Unifams), para fazer o tratamento de esgoto. O prazo para conclusão das obras é de aproximadamente 30 dias.
A Águas Guariroba também doou 50 mudas de ipês, árvores nativas do Cerrado, produzidas no Viveiro Isaac de Oliveira, mantido pela concessionária.
O diretor Francisley Galdino destaca que a conservação da natureza atrelada ao bom trato de recursos como a água são peças essenciais para o futuro.
"Uma vez que nós somos uma escola inserida no campo e uma escola agrícola, tudo que tem relação com a natureza, com o reaproveitamento dela, com a conservação e com o bom trato, vem somar no nosso trabalho. Só de saber vamos reaproveitar a água que muitas vezes é jogada fora e mostrando isso para o aluno traz um valor. Esse tratamento com a natureza de modo sustentável é muito valoroso para a comunidade escolar."
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveria, enfatiza que o projeto Escola Saneada, foi lançado em 2022, para ampliar o acesso aos serviços de água e esgoto tratados em 116 escolas públicas da Capital, entre unidades municipais e estaduais, beneficiando cerca de 50 mil alunos da rede de ensino.
"Nosso objetivo é levar esse programa para todas as escolas de Campo Grande e aos poucos estamos indo além do que prevê o nosso contrato e entregando mais saúde e qualidade de vida para todos", disse.
Já a prefeita Adriane Lopes destacou a importância do fomento a educação no campo. "Quantos de vocês tem pais que hoje lidam diretamente com a produção no campo? Creio que muitos. Os pais de vocês são responsáveis pelo nosso alimento e vocês são o futuro. Vocês são muito importantes para nós por isso todos os incentivos que pudermos trazer para cá, nós traremos", disse.