Preso em Ivinhema na tarde de segunda-feira (6), um homem de 33 anos cumprirĂĄ pena por ter estuprado uma adolescente em 2016, na mesma cidade. A vĂtima tinha 13 anos na Ă©poca e aguardou nos Ășltimos 8 anos a prisão do estuprador.
Detido na ĂĄrea rural de Ivinhema, cidade a 291 km de Campo Grande, ele vai cumprir a sentença definitiva por estupro de vulnerĂĄvel.
Policiais da SIG (Seção de Investigações Gerais), da PolĂcia Civil, realizaram diligĂȘncias em um sĂtio, na ĂĄrea rural onde havia denĂșncias de que ele pudesse estar escondido.
Entretanto, com a chegada da polĂcia, o estuprador ainda tentou fugir. Ele tentou se esconder trancado em um galpão, nos fundos da propriedade, mas acabou preso em Ivinhema.
Por fim, encaminhado ao presĂdio local, ele cumprirĂĄ a pena.
Qualquer caso de violĂȘncia contra mulheres pode e deve ser levado ao conhecimento das autoridades. Mas, como denunciar violĂȘncia contra mulheres com segurança?
Um dos canais mais prĂĄticos para a denĂșncia Ă© o 180. Assim, por telefone ou por WhatsApp Ă© possĂvel que qualquer pessoa informe casos com suspeita de abusos contra mulheres.
No entanto, os contatos feitos pelo 180 são sigilosos e podem levar algum tempo para chegarem às forças policiais locais. Desta forma, as denĂșncias no Ligue 180 não devem ser usadas em situações de emergĂȘncia, com risco imediato para a vĂtima.
Dessa forma, as denĂșncias imediatas, como em situações de agressões em andamento, o melhor jeito de ajudar Ă© acionar o telefone 190 da PolĂcia Militar, ou o 153 das guardas civis, onde houverem.