A queda de temperatura vem com chuvas intensas e ventos entre 40-60 km/h
O alerta de "grande perigo" de onda de calor divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para todo Mato Grosso do Sul, entre o dia 6 de maio e hoje (12), começa a perder força, e deve a partir da madrugada de segunda-feira (13), se concentrar nas regiões leste e centro norte do Estado.
A redução das cidades afetadas pela onde de calor se deve pela chegada de uma frente fria que intensificará a massa de ar polar sobre sul do do país e provocando chuvas intensas na região sudoeste de MS.
São esperados volume entre entre 20 e 30 mm/h, além de ventos intensos variando entre 40-60 km/h. Ainda de acordo com Inmet, á baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Foram incluídas 22 cidades no alerta do Instituto, sendo Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru.
Com a chegada da chuva, o Inmet também emitiu um aviso de declínio de temperatura entre está segunda-feira e quarta-feira (15), onde são esperados queda maior que 5ºC nos termômetros.
Em Campo Grande, a previsão de hoje é 32°C de máxima e sem presença de chuva. Na segunda-feira (13) a previsão deve ser a mesma deste domingo, mas para os próximos dias deve ocorrer mudanças bruscas na temperatura, em especial na madrugada.