Eduardo Leite deve discutir dívida do Rio Grande do Sul com Haddad nesta segunda
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), vai discutir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a possível suspensão da dívida do estado com a União nesta segunda-feira (13).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), vai discutir com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), a possível suspensão da dívida do estado com a União nesta segunda-feira (13). A expectativa inicial era que Leite viesse a Brasília no início da semana. A reunião deve ocorrer no formato de videoconferência, segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Um dos principais pontos de discussão é a renegociação da dívida do Rio Grande do Sul, que atualmente se aproxima dos R$ 100 bilhões. Em entrevista coletiva, ocorrida na última sexta-feira (10), Leite defendeu a suspensão dos pagamentos por um período de dois anos, com o intuito de redirecionar esses recursos para a reconstrução de residências, estradas e infraestrutura severamente afetadas pelas enchentes.
A suspensão da dívida do Rio Grande do Sul já está posta, mas a questão seria quanto ao tempo da moratória: se até o fim deste ano ou por um período de três anos – que representaria um alívio no valor de R$ 10,5 bilhões. Haddad já declarou que não se opõe ao mérito da medida, mas é necessário debater o formato da negociação, para não haver problemas jurídicos depois. Disse ainda que outra frente seria deixar a moratória em aberto para que o Executivo possa prorrogar se necessário.
*Com informações da repórter da Luciana Verdolin