Senador destina R$ 50 mi para Rio Taquari que tem assoreamento do curso de água em destaque na Cop-27
A Embrapa Pantanal, de acordo com informações apresentadas pelo senador Nelsinho Trad, tem o registro de que, no início dos anos 2000, a situação já era grave com o desmatamento que não teve fim. De 2000 a 2020, a bacia do Alto Taquari perdeu 851 km2 de formações florestais.
“Ou seja, quase 15% do que existia antes. Muitos sul-mato-grossenses consideram que o Taquari está esquecido, nós estamos defendendo a recuperação dessa riqueza natural”, afirmou o senador Nelsinho Trad.
Corumbá
Em Corumbá, o Instituto Homem Pantaneiro apontou os prejuízos causados à natureza com o assoreamento do Rio Taquari com 850 km de extensão, que nasce no extremo sul de Mato Grosso e percorre boa parte do Pantanal, em Mato Grosso do Sul.
“Na região de Corumbá são quase 100 km assoreados. Recebemos informações de ambientalistas e do vereador Chicão Vianna do PSD e fizemos parte da Comissão do Pantanal no Senado Federal. Desde então, estamos batalhando pela recuperação do Rio Taquari. Uma de nossas expectativas são os R$ 50 milhões que poderão ser destinados para o canal de navegação do rio, o Taquari necessita urgente dessa atenção”, destacou o senador Nelsinho Trad.?