Oitenta por cento dos consumidores nunca deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes, enquanto dois em cada três não deixam a luz acesa quando saem de um ambiente. Já a reutilização da água da máquina de lavar é feita por apenas um em cada três usuários.
Os dados são de uma pesquisa do Procon São Paulo, que ouviu 1.560 consumidores, entre os dias 15 de abril e 7 de maio, para mostrar um perfil do consumidor em relação à questão ambiental.
Segundo a pesquisa, 84% dos consumidores ouvidos, ou seja, a maioria, aderiu ao uso de lâmpadas LED para economizar na conta de luz. Também nessa direção estão quase 60% dos consumidores, que disseram sempre juntar uma grande quantidade de roupas para passar de uma vez.
Sobre separação do lixo e coleta seletiva, quase 60% dos entrevistados declararam que existe em sua rua ou bairro. A pesquisa também ouviu os consumidores sobre o retorno de pilhas e baterias usadas para o fabricante, a chamada logística reversa. Apenas 41% observam esse item. É o caso do produtor de audiovisual Roni Tavares:
"Descarto em lixo específico. Vou juntando em casa depois levo lá em algumas lojas que têm totens para bateria".
Quando o assunto é embalagens, apenas um a cada quatro consumidores procura se informar se elas são ou não recicláveis, na hora da compra de um produto. E apenas 28% reaproveitam ou reutilizam essas embalagens. O levantamento revela ainda que 22% dos consumidores nunca se interessam sobre a preocupação ambiental do fabricante dos produtos que adquirem.
Segundo o Procon, o estudo conclui que o consumidor já se mostra consciente em relação ao uso racional da água e da energia elétrica. Já em relação a itens que interferem pouco no orçamento como embalagens a preocupação é muito menor.