Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Combate aos incêndios florestais

Combate aos incêndios florestais no Pantanal deve ganhar reforço de sete aeronaves

Já foram registrados 1.729 focos de incêndios em junho no Mato Grosso do Sul


Registro de foco de incêndio na noite de sexta-feira (21) (Foto: Fala Povo, Midiamax)

O combate aos incêndios florestais na região do Pantanal sul-mato-grossense seguem se intensificando a quase um mês, em um cenário de destruição florestal e condições adversas para a população local.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do PrevFogo do Ibama, do IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e outros brigadistas tem enfrentado a situação, mas a dificuldade de acesso aos locais dos focos tem sido um dos empecilhos a este combate.

Após reunião que envolveu autoridades estadual e federal, em Campo Grande, onde o principal tema levantado foi a necessidade de mais aeronaves para levar equipes até a região, as forças de combate irão receber o reforço de mais três aeronaves do Ibama e mais quatro aeronaves de grande porte do Exército.

Serão duas aeronaves Air Tractor e um helicóptero para o apoio ao combate no Pantanal. O Governo do Estado já está operando com dois helicópteros e uma aeronave Air Tractor no Pantanal.

As aeronaves de grande porte do Exército serão utilizadas para transporte das tropas. Além disto, o Governo Estadual fala em uma sinalização positiva quanto à vinda de 50 homens da Força Nacional para ajudar no combate.

Outras medidas também devem ser tomadas em breve, como a contratação junto ao Imasul (Instituto do Meio Ambiente do MS) de horas emergenciais para alocar o maior número de aeronaves disponíveis no Pantanal.

São 1.729 focos de incêndios em junho no Mato Grosso do Sul. Desde janeiro de 2024, pesquisadores alertam para o período de estiagem no Pantanal, mas o fogo chegou antes do que as equipes de combate esperavam.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!