O deputado estadual Zeca do PT ampliou a atuação da Frente Parlamentar que coordena na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que passa a ser denominada Frente Parlamentar em defesa da Rota Bioceânica Rodoferroviária e Energética. O grupo legislativo passa a debater políticas que fomentem a integração de ferrovias, gasodutos e infovias ao Corredor Bioceânico.
A ampliação da atuação da Frente Parlamentar coordenada por Zeca do PT foi definida após sua participação no 5º Fórum da Rota Bioceânica, realizado em junho, em Loma Plata, no Paraguai.
"Lá tive contato com empresários paraguaios que nos apresentaram o projeto de instalação de gasoduto que acompanhe a Rota Bioceânica, trazendo para o Brasil o gás descoberto na matriz energética da região de Vaca Muerta, na Argentina. A chegada do gás argentino, chileno e boliviano vai consolidar Mato Grosso do Sul como o grande entreposto energético de distribuição de gás para o Brasil", justifica Zeca do PT.
O parlamentar também argumenta a necessidade de trazer o debate da implantação de ferrovias para as discussões da Frente Parlamentar. "Precisamos dialogar sobre a recuperação das estradas de ferro de bitola estreita, que são as existentes em Mato Grosso do Sul. Essa estrutura é perfeitamente viável para escoamento de cargas e as ferrovias precisam ser integradas à Rota Bioceânica", finalizou Zeca do PT.
O pedido de alteração da nomenclatura da Frente Parlamentar, que agora passa a atuar em defesa da Rota Bioceânica Rodoferroviária e Energética, segue para publicação da Mesa Diretora da Casa de Leis.