Em MS, 33 mil candidatos fazem o Enem dos Concursos neste domingo
Provas são aplicadas em quatro municípios de MS: Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas
Dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apontam que 33.767 sul-mato-grossenses fazem as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como Enem dos Concursos, neste domingo (18), em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.
As provas seriam realizadas em 5 de maio de 2024 e, até então, 34.449 candidatos fariam o certame. Mas, devido a tragédia climática no Rio Grande do Sul, o exame teve que ser adiado e 682 sul mato-grossenses desistiram e pediram o reembolso.
As provas são aplicadas em quatro municípios de Mato Grosso do Sul neste domingo (18): Campo Grande (21.538), Corumbá (2.611), Dourados (7.739) e Três Lagoas (2.561).
Mato Grosso do Sul está na 21° posição no ranking nacional em termos de inscritos.
Confira o horário de abertura/fechamento dos portões e início/duração das provas (horário de MS):
- 6h30min - abertura dos portões (manhã)
- 7h30min - fechamento dos portões (manhã)
- 8h - início de aplicação das provas (manhã)
- 2h30min - duração das provas (manhã)
- 12h - abertura dos portões (tarde)
- 13h - fechamento dos portões (tarde)
- 13h30min- início de aplicação das provas (tarde)
- 3h30min - duração das provas (tarde)
Segundo o MGI, o CNU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, pois consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA
É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos.
O candidato deve levar caneta preta de material transparente para usar no dia das provas. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.
Os inscritos podem levar alimentos e água no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens intactas e lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
- Cartão de confirmação - Mesmo não obrigatório, o cartão de confirmação deve ser impresso e levado para facilitar a localização da sala.
- Documentos - É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto. Não será aceito cópias, mesmo que autenticadas. Vale lembrar que serão aceitos documentos digitais. Conforme o edital, será permitido que o candidato acesse o aplicativo no momento da identificação na entrada da sala.
- Caneta preta transparente - O candidato deve levar uma caneta preta de material transparente para o dia da prova. Canetas não serão fornecidas e não será permitido solicitar durante a prova. É recomendável também que os candidatos tragam mais de uma caneta reserva.
- Roupas e acessórios - É recomendado a utilização de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Vale lembrar que é proibido o uso de relógio, óculos escuro, boné, chapéu, gorro e protetores auriculares.
- Eletrônicos - Conforme o edital, o porte e/ou uso de dispositivos eletrônicos durante a prova resultará na eliminação do candidato. Isso inclui, mas não se limita a: agendas eletrônicas, gravadores, pendrives, mp3 players, fones de ouvido, chaves com alarme ou componentes eletrônicos, celulares, microcomputadores portáteis, e similares. A comunicação com outros candidatos e o uso de máquinas de calcular, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações também são proibidos.
- Envelopes porta-objetos - A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes para guardar celulares (que devem permanecer desligados e sem alarmes), relógios e outros itens. Os envelopes devem ser lacrados e identificados antes que o candidato se dirija à sua carteira de prova e devem ser guardados embaixo da cadeira. Todos os pertences podem ser retirados e o celular ligado somente após a saída do local de prova.
- Alimentação - Caso o candidato opte por levar comida, ela deve estar em embalagem lacrada e as garrafas de água precisam ser transparentes.
- Caderno de provas - Os candidatos não podem levar o caderno de provas em nenhum dos turnos. No entanto, aqueles que aguardarem os últimos 30 minutos de cada turno receberão uma folha para anotar suas respostas, essa sim, poderá ser levada para casa.
- Tempo de permanência em sala - O tempo mínimo de permanência nos locais de prova é de duas horas em ambos os turnos. Caso o candidato termine antes, deve utilizar o tempo restante para revisar as questões. Sair antes do tempo estipulado resultará na eliminação do candidato.
CRONOGRAMA
Confira o cronograma completo abaixo:
- 4 de julho - Publicação de Decreto e retificação do Edital;
- 5 a 7 de julho - Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 7 de agosto - Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
- 18 de agosto - Aplicação das provas;
- 18 de agosto - divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
- 20 de agosto - divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto - prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 10 de setembro - disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8 de outubro - divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro - divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 - início da convocação para posse e cursos de formação.
* Colaborou Alicia Miyashiro