Você sabia que os chineses foram os primeiros povos a minerar o sal?
1- O sal de cozinha é formado por um metal instável que pode inflamar-se, o sódio (Na+), e por um gás que pode ser letal, o cloro (Cl–).
1- O sal de cozinha é formado por um metal instável que pode inflamar-se, o sódio (Na+), e por um gás que pode ser letal, o cloro (Cl–). A união destes dois elementos forma o cloreto de sódio (NaCl) que, desde que consumido em pequena quantidade, não oferece nenhum perigo à saúde.
2- Na natureza, os carnívoros selvagens obtêm sal suficiente pelo abate e ingestão da carne dos herbívoros. Já estes últimos necessitam complementar sua dieta com fontes de sal naturais, como salinas e nascentes. Por muito tempo o ser humano, quando queria nutrir-se de sal, seguia o rastro de herbívoros.
3- Quando o homem começou a domesticar os animais, por volta de 8.000 A.C., ele precisou prover o mineral aos seus rebanhos. Foi a partir daí que o sal passou a ter valor comercial.
4- Pelo seu poder de conservar os alimentos, o sal sempre foi associado com a permanência e com a longevidade. Por isso vários ritos judaicos e cristãos têm o sal como elemento simbólico.
5- O sal, pelo seu alto valor comercial, foi motivo de mais guerras do que o ouro e a prata combinados.
6- Os chineses foram os primeiros povos a minerar o sal. E descobriram que um tipo de sal, o nitrato de potássio ou o nitrato de sódio (conhecidos como salitre), misturado com o carbono e o enxofre, produzia uma mistura explosiva. E assim foi inventada a pólvora!