Candidato desiste e município fica com apenas dois concorrentes à prefeitura

A Justiça Eleitoral acatou o pedido de renúncia da candidatura de Dalton Lima (PRD) ao cargo de prefeito de Corguinho.

Foto: F5 - UOL

Foto: F5 - UOL

A Justiça Eleitoral acatou o pedido de renúncia da candidatura de Dalton Lima (PRD) ao cargo de prefeito de Corguinho. Com a renuncia, o município fica apenas com as candidaturas de Márcio Novaes (MDB), conhecido como Barrinha, e Renata Canhete (PSDB).

Dalton Lima já havia sido considerado inelegível e recorria da decisão, mas apresentou pedido de renúncia, alegando "fatores externos, alheios à sua vontade e controle".

Disputa acirrada

Pesquisa divulgada no dia 9 de setembro , pelo Instituto Ranking, mostrava disputa acirrada pela Prefeitura de Corguinho, com a vereadora Renata na liderança, mas em empate técnico com o vice-prefeito, Barrinha (MDB).

No levantamento estimulado, Renata tinha 40%, tecnicamente empatada, considerado a margem de erro, de 4,68%, com Barrinha, que tem 36,25%. Em terceiro lugar aparecia Dalton Lima (PRD), com 1,5%. Outros 22,25% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

O instituto também perguntou em quem o eleitor não votaria. Dalton Lima era o mais citado, com 30%, seguido por Barrinha, com 15,75%, e Renata, com 12%. Outros 42,25% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

A pesquisa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o nº MS-03443/2024. O instituto ouviu 400 pessoas no período de 3 a 8 de setembro deste ano. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 4,68%, para mais ou para menos.