O estado do Mato Grosso do Sul, com um todo, está sob dois alertas de baixa umidade do ar neste sábado (5), conforme publicação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O primeiro alerta caracterizado como perigo com grau de severidade abrange os 20 municípios do Estado, e pode variar entre 12% e 20%. Já o outro, nas demais cidades, terá variação entre 20% e 30%.
O alerta mais severo, se destaca nas cidades localizadas no leste e centro-norte do Estado, a umidade relativa do ar pode cair para 12% e não deve ultrapassar a casa dos 20%, entre às 13h e 19h. O índice é mais baixo que o registrado no deserto do Saara, no norte da África, onde a umidade média é de 14%.
+ Final de semana tem previsão de tempo firme e temperaturas elevadas em MS
Foram listados os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
Campo Grande está entre as demais do Estado com variação da umidade do ar entre 20% e 30%, no período da tarde, das 12h às 21h. Dia será quente com temperatura máxima podendo chegar aos 38ºC.
Orientação
A OMS (Organização Mundial de Saúde), classifica que faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Em ambos alertas, há risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz são alguns dos sintomas que podem ser percebidos pelos moradores da região.
O Inmet orienta que a população de áreas afetadas pela baixa umidade do ar beba bastante líquido; não pratique atividades físicas; evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; use hidratante para a pele; e umidifique o ambiente.