Mato Grosso do Sul deve continuar com temperaturas altas no último trimestre de 2024 e início de 2025. Isso porque a previsão climática divulgada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) nesta terça-feira (15) indica que, em novembro, dezembro de 2024 e janeiro de 2025, as temperaturas estarão acima da média histórica, favorecendo ondas de calor.
Em relação à incidência de chuvas, o Cemtec concluiu que as precipitações devem ficar dentro ou próximas da média histórica em novembro, dezembro e janeiro em Mato Grosso do Sul. Em grande parte do estado, as chuvas variam entre 500 e 700 mm.
Os modelos analisados pela instituição indicam que as temperaturas devem ficar acima da média histórica, favorecendo a formação de períodos com temperaturas elevadas e até mesmo ondas de calor.
Em relação ao fenômeno ENOS, as projeções climáticas indicam uma possível ocorrência do fenômeno La Niña.
Por fim, o Cemtec indica que algumas regiões de Mato Grosso do Sul terão um nível de "atenção" e "alerta" para a probabilidade de fogo durante o trimestre, sendo as regiões pantaneira e sudoeste as mais afetadas. Essas condições ainda podem ser favoráveis à ocorrência de incêndios florestais.