Fórum de Mudanças Climáticas terá painéis temáticos e reuniões de câmaras técnicas para proposição de ações
O II Fórum de Mudanças Climáticas, que acontece amanhã (27) e quinta-feira (28) no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), em Campo Grande, terá programação extensa de palestras e discussões técnicas no primeiro dia, com encaminhamento de medidas práticas no segundo dia.
O II Fórum de Mudanças Climáticas, que acontece amanhã (27) e quinta-feira (28) no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), em Campo Grande, terá programação extensa de palestras e discussões técnicas no primeiro dia, com encaminhamento de medidas práticas no segundo dia.
Foram convidados quatro palestrantes com pesquisas relevantes na área para conduzirem os painéis temáticos.
A abertura do evento será às 8h, com as presenças do governador Eduardo Riedel, do secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e do secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, que comporão a mesa de trabalhos.
Em seguida após a solenidade de abertura, serão empossados os membros do Fórum, que terá a seguinte estrutura: Conselho Deliberativo, composto pelo presidente, vice-presidente e quatro membros notáveis convidados pelo Governo do Estado; a Secretaria Executiva; a Plenária; o Comitê Técnico-Científico; e as Câmaras Técnicas.
Os membros da Plenária, num total de 60, estão distribuídos entre Poder Público (20 membros), Sociedade Civil Organizada (20 membros) e Academia e Instituições de Pesquisa Públicas e Privadas, também com 20 membros.
As instituições e entidades que indicarão representantes para a Plenária estão listadas no Regimento Interno do Fórum, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de outubro de 2024.
O Fórum Sul-mato-grossense de Mudanças Climáticas tem a incumbência de estudar e promover políticas públicas para mitigação e adaptação às alterações provocadas pelo aquecimento do planeta; contribuir para atingir a meta de Estado Carbono Neutro até 2030, debater e sugerir medidas que promovam a redução das emissões de GEEs (gases do efeito estufa) e todas as ações relacionadas à conservação e proteção ambiental que tenham relação com as mudanças climáticas.
Mesa redonda e painéis
Ainda pela manhã acontece Mesa Redonda comandada pelo secretário Jaime Verruck e com participação do governador Eduardo Riedel, da doutora em Governança Climática Natália Braga Renteria e do doutor e mestre em Direito Daniel Barcelos Vargas, debaterão o tema ‘Mato Grosso do Sul: caminhos para a transição energética e o protagonismo no mercado de carbono’.
Ainda na parte da manhã, o secretário-executivo Artur Falcette detalha a composição do Fórum com menção às instituições integrantes do colegiado.
Após o almoço acontecem dois painéis temáticos. O primeiro com o tema ‘Mercado de Carbono e a nova NDC brasileira: como as agendas convergem?’, moderado pelo diretor executivo do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe, e tendo como debatedores os professores Natália Braga Renteria e Daniel Vargas.
O segundo painel intitulado ‘Territórios complexos, soluções complexas’ será moderado por Hamilton Fernandes e terá como debatedores o arquiteto e pesquisador especializado em Arquitetura para a Saúde com doutorado pela FAU/UFRJ, Fábio Oliveira Bitencourt Filho; e o geógrafo, especialista em Gestão Ambiental e doutor em Geografia pela PUC Minas, Luiz Eduardo Panisset Travassos.
Câmaras técnicas
A programação do segundo dia do Fórum de Mudanças Climáticas é dedicada integralmente ao debate nas câmaras técnicas. Esse espaço é destinado a discutir medidas práticas a serem implementadas no Estado visando combater e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, bem como promover adaptações para enfrentar a nova realidade imposta pelo aquecimento global.
Esses núcleos focados apresentarão seus trabalhos à Plenária e ao Conselho, facilitando as deliberações.
Serão formadas quatro câmaras técnicas, com participação livre por parte dos membros da Plenária que tenham afinidade com os temas discutidos, bastando que façam suas inscrições ao grupo que pretende integram antes do início dos trabalhos.
Na parte da manhã do dia 28 reúnem-se as Câmaras Técnicas Serra da Bodoquena e Pantanal, e na parte da tarde as Câmaras Técnicas Impactos Climáticos e Adaptações Urbanas e Recursos Hídricos.
Serão emitidos certificados aos participantes do Fórum, a inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do evento.