Uma nova ação de investigação eleitoral pode atingir o mandato de quatro vereadores, desta vez em Aquidauana. A direção do Podemos ingressou com ação contra o PSDB, alegando que o partido utilizou candidaturas fictícias para garantir os 30% de mulheres na chapa.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
Se confirmada a denúncia e o partido for condenado, o PSDB pode perder os quatro vereadores eleitos: Seu Nilson (1.297 votos); Wezer Lucarelli (1.133 votos); Everton Romero (912 votos) e Reinaldo Kastanha (866 votos).
Segundo a denúncia, as candidatas Celina Terena, Alessandra Terena, Rose Segurança e Simone Mototáxi não receberam recursos do fundo eleitoral para as campanhas, que seriam fictícias, já que também não fizeram ações nas ruas ou distribuição de materiais de campanha. Apenas a candidata Josi Rocha (PSDB) recebeu R$ 15 mil e acabou conseguindo 295 votos, terminando como suplente.
Os denunciantes citam como exemplo o caso de Alessandra Terena, citada em uma postagem de agradecimento do candidato do PT, Cacique Tico Lipú. Ele afirma que Alessandra deu um grande apoio na eleição dele "Sempre estarei aqui à disposição com meu mandato de cacique para atende-los", agradeceu.
O Podemos solicita que seja reconhecida à fraude à quota de gênero, o que levará a anulação de todos os votos recebidos pelo PSDB e, consequentemente, cassação dos mandatos de quatro vereadores.