Holanda supera Qatar em ritmo de treino e avança em 1º no Grupo A da Copa
Os gols da equipe dirigida por Louis van Gaal, que dominou amplamente a posse de bola (63% x 37%) e atuou em ritmo de treino, poupando a parte física, saíram um em cada tempo.
Na primeira etapa, Cody Gakpo, principal nome da seleção laranja até aqui na Copa, chutou da entrada da área e abriu o marcador no estádio Al Bayt, em Al Khor.
O atacante de 23 anos do PSV Eindhoven chegou a três gols no Mundial -um em cada jogo- e se tornou um dos artilheiros, junto com o francês Mbappé e o equatoriano Enner Valencia.
No segundo tempo, Frenkie de Jong, volante do Barcelona, apareceu no ataque e ampliou, em conclusão de dentro da área.
A segunda posição no Grupo A, cujos classificados enfrentarão quem avançar no Grupo B -que tem Inglaterra, Irã, EUA e País de Gales-, ficou com o Senegal, que derrotou o Equador (2 a 1).
O Qatar, com três derrotas em três partidas, registrou a pior campanha de um anfitrião na história das Copas do Mundo.
A primeira foi disputada em 1930, no Uruguai, e esta é a 22ª edição.
HOLANDA
Noppert; Timber, Van Dijk e Aké; Dumfries, De Roon (Teun Koopmeiners), De Jong (Kenneth Taylor) e Blind; Klaassen (Steven Berghuiss); Gakpo (Wout Weghorst) e Memphis (Vincent Janssen).
QATAR
Barsham; Mohamad (Musaab Khidir), Pedro Miguel, Khoukhi, Hassam e Ahmed; Madibo (Karim Boudiaf), Al Haydos (Ali Assadalla) e Hatem (Ahmed Alaaeldin); Akram Afif e Almoez Ali (Mohammed Muntari).
Estádio: Al Bayt, em Al Khor (Qatar)
Quando: Às 12h (de Brasília) desta terça-feira (29)
Árbitro: Bakary Gassama (Gâmbia)
VAR: Redouane Jiyed (Marrocos)
Gols: Cody Gakpo, aos 27' do 1ºT, Frenkie De Jong, aos 4' do 2ºT (Holanda).
Cartões amarelos: Nathan Aké (Holanda)