Copa do Mundo: Japão e Espanha deixam a Alemanha de fora das oitavas de final

Copa do Mundo: Japão e Espanha deixam a Alemanha de fora das oitavas de final

Em uma disputa emocionante pela classificação no Grupo E da Copa do Mundo, a Alemanha acabou ficando de fora, dando espaço para um surpreendente Japão, que conseguiu ficar em primeiro lugar, e para a Espanha, que só conseguiu a vaga porque a Costa Rica perdeu o último confronto desta fase inicial nesta quinta-feira (1º).

Com o fechamento da chave, nas oitavas de final, o Japão irá enfrentar a Croácia, que passou em segundo lugar no Grupo F, na segunda-feira (05), às 11 horas (MS). Enquanto que a Espanha irá jogar contra o Marrocos, primeira colocada no mesmo grupo, na terça-feira (06), também às 11 horas. Nesta segunda fase, apenas a vitória interessa e, em caso de empate, decisão será nos pênaltis.

O Grupo E foi o mais embolado desta Copa do Mundo, com todos os times podendo se classificar nesta última rodada, entretanto, era necessário uma combinação de resultados para alguns. O Japão ficou em primeiro com seis pontos, saldo de duas vitórias e uma derrota.

A Espanha e a Alemanha somaram quatro pontos cada, com o mesmo retrospecto (uma vitória, um empate e uma derrota), a diferença final ficou no saldo de gols: 6 a 1. Já a Costa Rica acabou em última com três pontos (uma vitória e duas derrotas).

O Japão venceu a Espanha por 2 a 1, com gols de Doan e Tanaka; Morata descontou para a Espanha, que chegaram a ficar momentaneamente fora da classficação porque a Costa Rica chegou a ficar na frente da Alemanha após sair perdendo por 1 a 0, porém, acabou goleada por 4 a 2 com gols de Havertz, duas vezes, Gnabry e Füllkrug para os alemães e Tejeda e Vargas fizeram os dos costa-riquenhos.

Os dados históricos ficam por conta do Japão, que desde 1998 se faz presente no Mundial, mas sempre com uma "regra", só conseguia chegar às oitavas a cada duas edições. Agora, pela primeira vez na história, os samurais alcançaram a segunda fase em duas Copas consecutivas.