Premeditação e frieza: assim foi descrita a execução de Valdinei Marcos da Silva na BR-060, entre Jardim e Bela Vista, pela Polícia Civil durante a investigação do crime. Alexandre Lanzoni, Mister Mato Grosso do Sul, e o ex-policial civil José Adão Corrêa estão presos pelo assassinato.
A investigação revelou que os autuados premeditaram friamente o crime, planejando sua execução dias antes da data. No dia do crime, os dois deslocaram-se até a cidade de Jardim por uma rota escolhida antecipadamente, visando evitar câmeras de monitoramento e radares que pudessem identificá-los.
Já em Jardim, aguardaram a van conduzida por Valdinei no posto de gasolina, iniciando a perseguição quando a vítima seguiu em direção a Bela Vista. Durante a execução do crime, Alexandre conduzia o Fiat Toro, de cor preta, enquanto José pulou para o banco de trás do veículo e foi o responsável por efetuar os disparos com a espingarda calibre 12.
Após o crime, os autores empreenderam fuga por uma rota previamente calculada, evitando quaisquer tipos de radares e dispositivos de monitoramento que pudessem identificá-los.
Sobre a motivação para a execução, a polícia ainda está apurando, mas desavenças pessoais poderiam ser a causa do crime.
Mister M
Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, Alexandre representará o estado no Mister Brasil CNB 2025 em abril deste ano em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Segundo a publicação do Mister Brasil CNB, Alexandre é natural de Posse, em Goiás. No entanto, mora em um sítio em Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande. A carreira no esporte começou em 2015, quando o suspeito participou de um campeonato de fisiculturismo.
Mister MS e ex-policial civil se acusaram mutuamente
Os dois autores estavam em um Fiat Toro quando os militares os prenderam. Durante a busca no veículo, os policiais encontraram a suposta arma do crime, sendo uma espingarda Cal 12 CBC Military, além de quase R$ 9 mil em espécie e um capuz "bala clava".
Alexandre - proprietário da arma e do Fiat Toro - alegou que o ex-policial civil o coagiu para que alugasse o carro e a arma para que pudesse cobrar uma dívida de uma pessoa em Jardim. Já o ex-policial afirmou que Alexandre foi o motorista responsável pelos disparos em Valdinei.
Ambos acabaram se acusando mutuamente, mas sobre a dinâmica os dois contaram a mesma versão, de que os tiros atingiram a vítima com a Van ainda em movimento na rodovia BR-060, no sentido Bela Vista, e depois por mais vezes. Em seguida, fugiram para Amambai.
Ex-policial civil demitido
O ex-policial preso pelo crime foi demitido em 2018, por práticas de irregularidades administrativas depois de regular Processo Administrativo Disciplinar, não tendo nenhum vínculo com a PCMS, inclusive estava com tornozeleira eletrônica de fato criminal recente no estado do Paraná, onde responde por tráfico de drogas.