Mãe e duas filhas foram autuadas na manhã desta quarta-feira (7) após denúncias de maus-tratos contra uma ONG (Organização Não Governamental) localizada no Bairro Novos Estados, em Campo Grande. No local, equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e Vigilância Sanitária encontraram 40 cães e 15 gatos em situação precária. Foi cumprido mandado de busca.
Conforme informado pelo delegado titular da Decat, Maércio Alves Barbosa, o local estava com muita sujeira e os vizinhos reclamavam do mau cheiro constante, além do barulho vindo da residência. A Polícia Militar e a Perícia também estiveram no imóvel.
Segundo vizinhos, as mulheres recolhiam os animais da rua e colocavam dentro da casa, mas não davam o atendimento nem limpeza necessários aos gatos e cachorros. Eles informaram que o local está nessas condições há cinco anos, e que outros 80 animais já teriam sido levados para uma chácara da família dias atrás.
Conforme informado pelo delegado, os 55 gatos e cachorros encontrados hoje serão levados para essa chácara, na região da Chácara dos Poderes, e o local deve passar por vistoria também para verificar se está inapropriado. Elas já teriam abrigado cerca de 100 animais na residência onde o mandado de busca foi cumprido hoje.
As proprietárias da ONG foram autuadas em flagrante por maus-tratos e apresentaram um documento baseado na Lei 6792/2022, de utilidade pública, por isso será investigado se elas recebiam dinheiro dos cofres públicos para manutenção da ONG.